AFLITOS

Novo presidente do clube, Eduardo Araújo, vai seguir o esquema iniciado na administração André Campos e seqüenciado por Sérgio Aquino.

Na festa de posse do presidente do Náutico, Eduardo Araújo, e do vice, Gustavo Krause, quinta-feira passada, os alvirrubros tiveram a certeza de que o clube vai continuar a marcha rumo à modernização e à profissionalização, iniciada por André Campos e continuada por Sérgio Aquino.

Antes mesmo de assumir a presidência, Eduardo Araújo havia decidido manter o planejamento estratégico estabelecido em fevereiro passado. Ficaram definidos, inicialmente, a continuidade administrativa, o fortalecimento das divisões de base, a profissionalização do departamento de futebol e a terceirização do departamento de marketing. Todos essas etapas estão sendo cumpridas.

“Minha meta é continuar a administração de André Campos e Sérgio Aquino. Começamos contratando Adelson Wanderley para ser nosso diretor de futebol remunerado, iniciando o processo de profissionalização do departamento. O marketing foi terceirizado e estamos fortalecendo as divisões de base. Portanto, tudo de acordo com o nosso planejamento estratégico”, destacou o presidente alvirrubro.

O planejamento estratégico também chegará ao setor administrativo e aos esportes amadores, mas levará algum tempo, pois como disse o vice-presidente Gustavo Krause, o Náutico não sairá do caminho que está sendo palmilhado. “O futuro do Náutico está nas divisões de base, mas o clube como um todo deve ser modernizado, pois precisa ser administrado de forma profissional em todos os seus setores”, afirmou.

MARCA FORTE – O marketing do clube já está entregue à empresa paulista Advise Bussiness (ADB) e à pernambucana Puma/Publicis/D & M. Assim, a marca Náutico será fortalecida. Para se ter uma idéia da força do nome do clube, no ano passado, sem haver um marketing profissionalizado, a diretoria alvirrubra aproveitou o centenário, lançando a camisa do primeiro time do clube e reformando os atuais uniformes, mas sem agredir a tradição. Com isso, foram vendidas, em 2001, 65 mil camisas, como destaca o diretor de marketing, Joaquim Araújo, que deixará o cargo. “Foi um momento único, mas a venda das camisas demonstra a força do Náutico como um clube viável para receber investimentos.”

O diretor executivo da Puma, Toninho Monteiro, ressaltou que a parceria com a ADB, por ser esta de São Paulo, facilitará a atração de investidores e parcerias. “As grandes empresas estão em São Paulo. Portanto, nosso consórcio com a ADB vai nos dar muitas possibilidades e agilizar a vinda de investidores. Divulgaremos a marca Náutico em todos os sentidos, do futebol profissional às divisões de base e ao amadorismo. Procuraremos usar a sede para eventos e festas. Ao mesmo tempo, usaremos todos os espaços para publicidade, venderemos serviços e produtos com a marca do clube.”

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