MANDO DE CAMPO

A invasão do campo dos Aflitos e o conseqüente tumulto – após o clássico contra o Sport, anteontem – custou a perda do mando de campo do Náutico, no jogo contra a AGA, pela 4ª rodada do quadrangular do 3º turno, em 8 de julho. O ato administrativo assinado, ontem, pelo presidente em exercício da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro de Barros Carvalho, é baseado no artigo 40 do regulamento do Campeonato Pernambucano, que proíbe a invasão de torcedores e/ou dirigentes ao campo de jogo.

A intenção era punir o Alvirrubro, já no clássico contra o Santa Cruz, na próxima rodada (24/6, 3ª terça), mas não foi possível, pois o Sport enfrenta a AGA, na Ilha, para onde seria transferido o Clássico das Emoções. Além disso, Náutico x Santa Cruz não poderia ser adiado, nem adiantado por causa da tabela do Brasileiro da Série B. “Não poderia ferir o prazo legal de 72 horas de descanso do atleta profissional”, diz Evandro.

Ainda ontem, na FPF, o presidente licenciado Carlos Alberto Oliveira, o árbitro Ricardo Tavares, o assistente Ubirajara Ferraz, o presidente do sindicato dos árbitros de Pernambuco, Valdomiro Matias, e alguns integrantes da diretoria da FPF analisaram os erros de arbitragem por meio de fitas de vídeo.

Eles chegaram à conclusão de que houve cinco erros durante o jogo, dois deles, capitais – a desatenção de Ricardo Tavares em não ter olhado para o assistente, que invalidara o lance do gol de Kuki, e o outro, o fato de a barreira do Sport estar a menos dos 9,15 metros e ter propiciado o contra-ataque, que redundou no segundo gol.

Embora oficialmente afastado da FPF, Carlos Alberto Oliveira não deixou por menos e criticou a postura dos alvirrubros. “Está difícil trabalhar com o Náutico. Todo jogo que esse time perde é um escândalo”, desabafa. Com relação, ao Estatuto do Torcedor, o ouvidor do Campeonato Pernambucano, Romildo Costa, encaminhará ao Ministério Público as provas da invasão (artigo 39).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


+ 2 = 3

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>