DEFESA

A chegada do técnico Dado Cavalcanti deu outra “cara” ao time do Náutico – é inegável. Mas existe um fator que o treinador busca corrigir e tem comprometido o time em algumas partidas: em oito confrontos no comando, Dado viu a equipe tomar oito gols. A média é de um por jogo. É bom lembrar, no entanto, que, na chegada, o treinador pegou o Náutico na 14ª colocação e hoje é o oitavo, uma ascensão de seis posições.

Desde o início, Dado Cavalcanti apontou como a maior preocupação a repetição de uma dupla de zaga entre os titulares. Os quatro primeiros encontros do comandante tiveram quatro pares diferentes no sistema defensivo. Aos poucos, a situação mudou. Mas os gols não deixaram de acontecer.

No próximo sábado, contra o Vasco, fora de casa, Dado Cavalcanti deve repetir pela segunda vez seguida a “casadinha” com Mario Risso e Renato Chaves. Ele só reproduziu a mesma dupla uma vez – no empate sem gols contra o Bragantino, pela 20ª rodada, e na vitória de 1 a 0, sobre o Vila Nova-GO, pela 21ª rodada.

No confronto diante dos goianos, Risso foi expulso. Ou seja, ele e Chaves não tiveram uma continuidade durante os 90 minutos nas duas partidas consecutivas, prejudicando o entrosamento do setor.

Na derrota contra o Joinville-SC, por 2 a 1, na última terça-feira, Renato e Mario Risso jogaram todo o período do embate. O próximo desafio do par é justamente contra o Vasco. O uruguaio garante que enxerga um bom ajuste entre ambos e creditou o primeiro gol sofrido no revés contra o Coelho à falta de sorte.

- Acho que, no primeiro gol, dá para ver bem que a bola bateu em Elicarlos, desviou e depois caiu no pé do atacante. O que a defesa poderia ter feito nesse caso? Não sei. Foi sorte. Acho que a bola desviou e caiu no pé dele.

Mario Risso defendeu que todos os gols tomados são de responsabilidade do time como um todo, não só do sistema defensivo.

- No segundo gol do Joinville, num escanteio… O jogador se antecipou no primeiro pau. Acho que a bola defensiva depende de toda a equipe, não só da defesa. Foi uma cobrança baixa, perdemos o tempo e foi gol. Também não foi culpa só da defesa. É do coletivo. Mas é futebol. Não se ganha sempre. Agora temos que descansar, treinar bem e melhorar as coisas e tentar sair com a vitória contra o Vasco.

Por: Daniel Gomes/Globo Esporte
Foto: Aldo Carneiro

3 respostas a DEFESA

  1. Time titular para sábado, que eu escalaria: Júlio César,Rafael Cruz,Edvânio,Mário Risso,Raí,Luizinho Melo ou Marcone,João Ananias,Paulinho,Vinicius,Sasá e Bruno Furlan.

  2. RAFAEL NÁUTICO disse:

    TOMOU UM GOL BOBO, CONTRA O JOINVILLE, O SEGUNDO GOL, TÍPICO ERRO DE POSICIONAMENTO.

  3. Hėrcules disse:

    Ssó na defesa não, o ataque também deixa muito a desejar.Tanto chute errado não é normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


+ 7 = 15

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>