Lula Monstrinho: hexa pelo Timbu, quase tri pela Seleção

Goleiro conquistou seis títulos estaduais em sequência com as cores alvirrubras, e só não foi tricampeão mundial com o Brasil, em 1970, por lesão


Um goleiro da geração dos “Intocáveis”, hexacampeão pernambucano e companheiro do “Ataque das Quatro Letras” alvirrubro. Luís do Santos Costa, o Lula Monstrinho, fez história com a camisa do Náutico na década de 1960, e foi um do pilares dos seis títulos estaduais seguidos do Timbu, entre 63 e 68. Mais tarde, já pelo Corinthians, foi convocado para disputar as eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, no México. E só não foi tricampeão Mundial com a Canarinha porque se machucou pouco antes do torneio. Por isso, o goleiro é mais um a ser homenageado pelo departamento de comunicação do Timbu, na série de reportagens sobre os destaques do clube que tiveram passagem pela Seleção Brasileira de Futebol.

Nascido em 16 de janeiro de 1942, na cidade de Maceió, Lula Monstrinho começou cedo. No final da década de 50, ainda com 16 anos, já brilhava como goleiro no modesto Ouricuri. Após uma rápida passagem pelo CSA-AL, foi contratado pelo Timbu em 1961. Durante os oito anos em que vestiu a camisa alvirrubra, conquistou seis títulos estaduais e três vezes a Copa do Norte, além de um vice-campeonato da Taça Brasil de 1967 (o Campeonato Brasileiro da época). Esse resultado, inclusive, credenciou o Náutico a disputar a Taça Libertadores da América, em 1968.

Na Canarinha, foi convocado por Zagallo para disputar as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970. No dia 24 de agosto de 1969, estreou oficialmente (já havia feito um amistoso contra a Seleção Pernambucana, em julho) pelo Brasil na vitória por 6×0 contra a Venezuela. Cotado para ser companheiro de Félix e Leão na meta verde e amarela, acabou se machucando antes da convocação oficial. No seu lugar, foi chamado o seu companheiro de Corinthians, o goleiro Ado.

EU VI…

“Lula Monstrinho sempre foi um goleiro fora de série, um líder naquele grande time da década de 60. Foi um dos melhores goleiros com quem trabalhei no Náutico, junto com Mazzaroppi e Neneca. A bola por cima era o forte dele. Na altura, ele não perdia uma” – Severino Matias de Carvalho, o Araponga, 73 anos de vida e 46 como roupeiro do Timbu.

“O Lula Monstrinho era bom de todo jeito. Muito alto, forte e corajoso, nunca teve medo de sair na bola. Foi um goleiro extraordinário. O melhor arqueiro que vi em 1968, naquele ano que fomos para a Libertadores” – Roberto Cavalcanti, 56 anos, empresário.

Diego Toscano/Imprensa Náutico

12 respostas a Lula Monstrinho: hexa pelo Timbu, quase tri pela Seleção

  1. Góes disse:

    ÔÔÔÔÔÔ hexa é seu Avô…

  2. Valdemir disse:

    Corrigindo: Lula jogou o 2º tempo de Brasil 1×0 Paraguai pela eliminatória de 69. Público oficial: 183.341 pessoas. Não Oficial: 210.000 pessoas. Jogou também o 2º tempo de Brasil 6×0 Venezuela, também pela eliminatória de 69.

  3. Valdemir disse:

    Lembro dele ter jogado o último jogo das eliminatórias de 70, contra o Paraguai no Maracanã, e o resultado foi 0×0 com o maior público da história do Maracanã: 210 mil pessoas !

  4. wellington benevides de carvalho disse:

    na verdade lula monstrinho foi cortado em Bogotá na colombia durante amistosos que a seleção já fazia para copa de 1970….ao contrair cataporá.

    esse foi o cometário na época.

  5. Nildo Gomes disse:

    Não recordo bem se foi em 1997 ou em 1998 que esse goleiro “monstro” – literalmente falando, me foi apresentado. Pena que não pude dar a devida atenção pois coincidiu de ser num momento muito corrido durante um assunto importante de uma atividade profissional que eu desempenhava. Até hoje me arrependo de não ter parado o que eu estava fazendo para registrar o encontro com pelo menos uma foto. Lula Monstrinho eterno!

  6. Marcos Meyer disse:

    O passado…
    Torcida do passado, de um time do passado. Com todo respeito às nossas conquistas, mas estou cansado do passado.

  7. Cado disse:

    Meu pai dizia que que ele rra extraordinário mesmo.

  8. jt disse:

    que vergonha que pobreza o nosso náutico so vive do passado so falta agora a diretoria anuncia a volta do lula para defender o gol do náutico.

  9. LUIZ ANTONIO SOARES DE MELO disse:

    MARAVILHOSO. MONSTRO. GOLEIRO E NÃO ESSES DE HOJE.

  10. Ricardo disse:

    Só não foi para a seleção de 1970 por causa da discriminação radical que existia naquela época contra os jogadores de futebol nordestinos.
    Naquela época nem Félix, nem Ado muito menos Leão eram melhores que Lula Monstrinho. E olha que ele já defendia o Corinthians desde 1968.
    Imaginem se ele ainda fosse do Náutico. Nem convocado teria sido.

  11. Bruno Marinho disse:

    Pena que não o vi jogar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


+ 1 = 5

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>