Após três anos e meio, Lucas Lyra está voltando para casa

Após três anos e meio, Lucas Lyra, baleado em frente aos Aflitos, está voltando para casa
Justiça obrigou empresa de ônibus, para qual trabalhava segurança suspeito de ser autor dos disparos, a custear tratamento do torcedor

Após três anos e seis meses de dor, medo, fé, esperança e superação, o torcedor do Náutico Lucas de Freitas Lyra, baleado na cabeça por um segurança da empresa de ônibus Pedrosa, antes de uma partida contra o Central pelo Campeonato Pernambucano de 2013, está voltando para casa. Na próxima segunda-feira, o jovem, hoje com 23 anos, receberá alta do Hospital Português, onde está internado desde abril daquele ano. Antes, esteve no Hospital da Restauração. O crime, ocorreu no dia 16 de fevereiro, durante uma briga entre torcedores das facções organizadas Fanáutico e Torcida Jovem, esta do Sport. Além de Lucas, a mãe, Cristina Lyra também está voltando para casa. Desde o crime, ela acompanha o filho em tempo integral no hospital.

Por sinal, Lucas vai conhecer uma casa nova. Por conta dos cuidados que ainda requer, a família se mudou para uma residência maior, no bairro da Torre. Por ordem da Justiça, a Pedrosa está arcando com o custeio de 90% do aluguel do imóvel, além dos gastos com homecare, medicamentos e profissionais necessários. O Grande Recife Consórcio de Transportes, que também foi intimado pela Justiça para arcar com todos os custos da recuperação de Lucas, recorreu da decisão.

Lucas, que chegou a ser dado com apenas 1% de chance de sobreviver, está consciente e se comunica normalmente, mas ainda tem os movimentos do corpo comprometidos, principalmente do lado esquerdo. O jovem passou por duas cirurgias na cabeça, ambas custeadas pelo Estado.

“Como o próprio Lucas disse, essa volta para casa é uma coisa que dinheiro nenhum pode comprar. É a volta da liberdade. Nós sempre mantivemos a esperança desse dia ocorrer porque tudo sempre esteve no controle de Deus. É, sem dúvida, a maior de todas as nossas vitórias”, afirmou Mirela Lyra, irmã de Lucas.

JULGAMENTO

A luta da família Lyra agora é por justiça. Isso porque o segurança José Carlos Feitosa Barreto, acusado de atirar no jovem, segue aguardando julgamento em liberdade. Ele irá a júri popular, mas a data da audiência ainda não foi marcada. José Carlos ficou apenas dez dias preso. Ele vai responder por tentativa de homicídio qualificado e porte ilegal de arma.

Por: João de Andrade Neto /Superesportes
Foto: Brenda Alcantara/Esp DP

4 respostas a Após três anos e meio, Lucas Lyra está voltando para casa

  1. Ayrton disse:

    DEUS TE ABENÇOE LUCAS !!!!!!!!!

  2. Eduardo Ferreira disse:

    HOJE É DIA DE SEGUIR O EXEMPLO DO INTER.

    A PAIXÃO POR UM TIME SE ASSEMELHA A UMA FÊNIX
    Um time de futebol é um polarizador de emoções. As cores unem todos os corações, ampliam os gritos de gol e incendeiam os torcedores. Uma paixão por um clube se fortalece tijolo a tijolo. Cresce com as vitórias; arrefece com as derrotas. Mas não morre. Cada torcedor carrega no seu peito uma fênix. Ela morre e ressuscita das cinzas das derrotas. Essa paixão imorredoura atravessa crises existenciais. Não se acaba.
    Torcedor não troca de camisa. Não torce contra seu time. Suporta ironia, gozações, mas não arreda pé de sua paixão. Essa relação tem como maior exemplo o Internacional de Porto Alegre, o colorado gaúcho. Ao surfar pelo site do Inter, constata-se essa paixão colorada. Em texto recheado de fatos históricos, um detalhe me chamou a atenção: a construção do estádio.
    “Exatamente no ano em que estava terminando uma longa hegemonia do Inter no futebol gaúcho, 1956, começou a história da construção de um grande estádio, o Beira-Rio. No dia 12 de setembro de 1956, o vereador Ephraim Pinheiro Cabral, um homem do futebol, que por várias vezes presidiu o Inter, apresentou na Câmara de Porto Alegre o projeto de doação de uma área que seria aterrada no rio Guaíba. Na verdade o Inter estava ganhando era um terreno dentro da água. Só em 1959 o clube fincava as primeiras estacas do Beira-Rio”.
    Mas o que me deixou de queixo caído foi o parágrafo seguinte: “O Beira-Rio foi construído em grande parte com a contribuição da torcida, que trazia tijolos, cimento e ferro para a obra, inclusive do interior. Nesse sentido, havia programas especiais de rádio, para mobilizar os torcedores colorados em todo o Rio Grande do Sul. Consta que até Falcão, mais tarde ídolo colorado, chegou a trazer tijolos para a construção”.
    Num intervalo de 34 anos – entre 1956 e 1990 – o maior rival do Inter, o Grêmio Porto alegrense conquistara 18 campeonatos. Foram um hepta, um hexa e uma penta. Nem por isso, os colorados deram as costas ao clube. Pelo contrário, o clube renasceu das cinzas com o apoio concreto dos torcedores.
    Essa paixão colorada me transportou ao meu clube de coração, o Náutico. O torcedor alvirrubro, carente de vitórias, chegou a ser motivo de gozação numa postagem no Facebook. Uma amiga assistia a uma partida do Brasil pelas Olimpíadas em companhia de um alvirrubro. Não aguentou. Era muito pessimismo para uma pessoa só.
    Esse pessimismo fica claro, patente, nos sites do clube, principalmente no Nauticonet. A situação chegou a uma disputa político-ideológica, como se uma torcida fosse dividida, nas arquibancadas, em direita, centro e esquerda. Paixão por um clube está acima de qualquer ideologia.
    Nesse caldeirão, a diretoria lançou na terça-feira, 23 de agosto, a campanha Voltando para Casa, destinada à arrecadação de fundos. Mensalidades de acordo com o nível de renda de cada torcedor. Valores diferenciados porque o Náutico não é mais o time da elite. Não se pede tijolo, nem cimento, nem ferro. Com a contribuição, o clube quer ter seu campo, seu caldeirão, uma casa para chamar de sua.
    Vamos reacender a chama da nossa paixão. É hora de todo mundo lutar por um objetivo: voltar ao Eládio de Barros Carvalho.

  3. timbu rei disse:

    lucas, inúmeras pessoas torcem por vc, sei do seu sacrifício e da sua luta, mais no final vc vai ser recompensado, nada é por acaso ou de graça, Deus sabe de tudo e vê tudo, vc é vitorioso, vc é náutico de corpo e alma, espelho de luta, garra e paz, isso está no hino, que Jesus de abençoe sempre meu amigo…..

  4. vargas disse:

    força grande alvirrubro Lucas Lyra. Se Deus acho que você permanecer entre nós é porque ele tem algo muito bom para você. Quanto ao marginal que cometeu esse crime, acredito que ele já deve estar pagando pelo que fez e se ainda não pagou, com certeza ele não deixará de pagar, pois Deus é Pai e não deixará isso tudo passar sem que a justiça Dele seja feita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


6 − 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>