Esta é uma Carta enviada para a NauticoNET do alvirrubro, sócio patrimonial e ex-conselheiro Joaquim Costa:
“Muito tem se falado nos últimos dias sobre a eleição no final do ano, oposição(ões) se formando e hoje Maurício negando uma possível reeleição, só que na minha opinião isso não vai mudar muita coisa na maneira que o clube está sendo conduzido, pois o problema não está apenas no Executivo.
Vamos voltar à eleição de Mauricio Cardozo para presidente do clube, ele era unanimidade negativa entre os sócios, principalmente pelos que já conheciam seu estilo truculento, autoritário e ditatorial, mas como nosso sistema de eleição faz com que votamos na chapa do conselho, ele foi eleito sem concorrente, porque todos sabiam que seria impossível derrotar a dupla André Campos / Sergio Aquino na eleição do conselho.
Antes de qualquer coisa, a candidatura não era válida, já que não havia 150 conselheiros inscritos, e inclusive contava com meu nome inscrito nela, quando na verdade me candidatei como avulso. Deixei o “incidente” passar e me tornei conselheiro para ver o que poderia ser feito para tentar ajudar a mudar a situação amadora do clube.
1ª reunião: 40 pessoas, 3 falam e tudo que se questiona/sugere é arbitrariamente cortado como se falassem “você não sabe de nada, isso nunca vai dar certo”.
2ª reunião: 30 pessoas, o cenário é o mesmo da 1ª, a pessoa vai perdendo o “tesão”.
3ª reunião: 50 pessoas, prestação de contas do ano anterior, alguns slides na parede, muita conversa fiada, mesma arbitrariedade quando algo é falado e meu adeus ao conselho.
Seja quem for o presidente do clube terá o apoio do conselho (pois fazem parte da mesma chapa) e não terá a mínima cobrança por parte do mesmo. E isso está errado meus amigos, o segredo para o crescimento do clube está na abertura do conselho deliberativo, com preços mais acessíveis (cerca de 100 reais por mês) para que a nova geração de alvirrubros possa entrar nos bastidores do clube, debater novas questões, sugerir novas campanhas, idéias, soluções, cobrar e fiscalizar, mas infelizmente o conceito de “conselho” não é levado a sério no Náutico.
Exemplo real que aconteceu em uma reunião do conselho: Hoje a pessoa é sócia do clube apenas por amor, já que não existe vantagem alguma para o sócio em dia, vejamos:
60/70 reais por mês x TCN + Copa BR – Você tem acesso aos mesmos lugares e por um preço mais acessível via TCN.
Acesso à sede social do clube – Qualquer um que tenha carteira de sócio, mesmo que não seja sua ou esteja inadimplente à 3 anos, entra na sede sem dificuldade alguma, pois não existe controle.
Acesso às sociais nos jogos – Mesmo motivo acima.
Na 1ª reunião que participei falei sobre a necessidade de se colocar catracas eletrônicas nas entradas da sede do clube / sociais, pois atualmente qualquer um que possua carteira de sócio vai entrar sem dificuldade alguma e é um dos principais fatores para a alta inadimplência dos sócios (Só na turma da tesoura você vai encontrar mais de 5 pessoas que freqüentam o clube TODOS OS DIAS e não estão em dia com suas obrigações). Isso faz mais de 1 ano e nada foi feito.
Aí você vai para os fóruns e é obrigado a ver muitos torcedores falarem ironicamente para os insatisfeitos “vire sócio e no final do ano se candidate”, mas isso está errado, já que ninguém pode se candidatar “se não tiver 150 conselheiros por trás”. Precisamos de um Presidente que tenha coragem para mudar o estatuto do clube, e com isso aumentar a participação dos “torcedores normais” nas decisões do clube (exatamente o que eles evitam hoje, pois praticam a idéia do “quanto menos, melhor”), fazendo com que o clube cresça.
Esse é um desabafo de um alvirrubro, sócio patrimonial e ex-conselheiro frustrado.”
Nossa diferença pra eles. Ano passado o inte apontado como melhor time do Brasil, rádio do Rio Grande do Sul humilhando a cachorra de peruca. Mas os mulambeiros acreditando no time e dizendo que iriam ganhar. Preço do ingresso ano passado entre cachorra X inter também a r$ 30,00 a arquibancada. Mesmo horário. Aqui 90% de mensagens dos torcedores é esculhambando a diretoria, de descrédito, etc.
Será que isso faz alguma diferença.
Meu pai sempre dizia a torcida da cchorra se acha o máximo. Se acham a última coca-cola do deserto.
Será que eles estão errados?
Prezado MANOEL ALEXANDRE,
Gozado…
SÓ RECLAMAM DO NOSSO GRAMADO.
Eu observo a cada jogo que, diferentemente do que você diz, a bola corre normalmente nele, ao contrário de "certas ilhas" da vida.
VAMOS PARAR DE DAR GOGA A ESSA GENTE SAFADA QUE VIVE NOS DEPRECIANDO, VAMOS?
Saudações Alvirrubras!!!!!!
Diferente das outras rádios (clube, jornal, transamérica, cbn) a rádio Olinda vai transmiti apenas o jogo do Náutico. Então torcedor alvirrubro todos ligados na rádio Olinda.
Foi necessário um rápido treino de reconhecimento ontem no Estádio dos Aflitos para o Inter comprovar o que o país inteiro anda falando: a má fama do gramado se justifica plenamente. Além do Náutico, o Inter enfrenta às 21h50m, pela Copa do Brasil, um campo tão irregular que já mereceu premiação de pior gramado do futebol brasileiro.
As leivas de grama mudam de cor a cada 30 centímetros porque há vários tipos de cobertura. Ficam evidentes os remendos aqui e ali e, em muitos pontos, a base do terreno está à mostra. Os problemas são tantos que Taison, com 18 gols na temporada, disse que será necessário mudar a forma de atuar. Conduzir a bola em velocidade se torna quase impossível hoje à noite.
globo.com
Prezados ALVIRRUBROS,
Apenas um adendo:
NÃO VAMOS NESSA DE "DESTRUIR PARA DEPOIS RECONSTRUIR".
Há uns malucos que aqui postam dizendo que devemos "deixar de pagar ao Clube para acelerar o processo de mudança".
Mudança para que? Para MASSA FALIDA?
Imaginem: deixar de apoiar a atual de Direção, isolando-a, inviabilizando o Clube financeiramente, levando-o a se dar mal na Série A desse ano, AONDE IRÍAMOS PARAR?
Quem iria assumir um Clube em decadência?
Será que deveríamos enterrar tudo em que avançamos nesses últimos 09 anos?
CUIDADO COM OS "PORRAS-LOUCAS" DE PLANTÃO!!!!!!
Saudações Alvirrubras!!!!!!
Prezados ALVIRRUBROS, em particular o missivista JOAQUIM COSTA,
RATIFICO TUDO O QUE VOCÊ DISSE.
EU, POR EXEMPLO, JÁ PENSEI EM SER CONSELHEIRO DO CLUBE, MAS ME DESMOTIVEI, FACE À REALIDADE POR ELE DESCRITA.
Aliás, o "sr. krause", quando presidia o Conselho Alvirrubro (dito por vários conselheiros e ex-conselheiros a mim), era um desses "déspotas esclarecidos" que, AO MENOR SINAL DE DIVERGÊNCIA, PROCURAVA NEUTRALIZAR O DESCONTENTE.
Companheiros Alvirrubros,
EU NUNCA DEFENDI ERRO DE QUEM QUER QUE FOSSE.
SOU TOTALMENTE FAVORÁVEL A UMA "OXIGENAÇÃO DO CLUBE".
O que o SR. JOAQUIM disse é altamente plausível, pois, no Náutico (e nos demais não é diferente, não vamos achar que somos os únicos nesse aspecto negativo) há um sistema tipo "democracia americana": você vota mas os "delegados" (Conselheiros) decidem".
NO FINAL DO ANO, EXIJAMOS NÃO SÓ NOVA DIRETORIA COMO UM NOVO CONSELHO, SINTONIZADO COM OS ANSEIOS DA MAIORIA.
Saudações Alvirrubras!!!!!!
Como somos burros, vamos esperar o pior para poder mudar. Se cairmos para a segunda divisão será um desastre para nós.
Por favor, ditos, pessoas do executivo e conselho do CNC, se alinhei, retirem os amadores, oportunistas, políticos (também oportunistas) da administração. Será impossível enxergar que trata-se de uma empresa forte e que vive num ambiente competitivo. Que resultados esses pessoas deram na sua vida pessoal? Tenho certeza que nenhum.
Náutico precisa urgentemente de um setor de controladoria eficaz, gerencias de projetos, marketing profissional, etc.
Essa estrutura atual vai acabar em breve.
Pensem, 7 titulos em 42 anos
7 anos sem ganhar um turno.
O problema do Club Náutico é sem dúvidas estrutural e administrativo. A forma autocrata como o club vem sendo dirigido, os resultados semple serão adverso a seus interesses, impedindo seu desenvolvimento e um crescimento contínuo sustentável. É preciso inovação, mudanças responsáveis, principalmente de seu arcáico e decrépito estatuto. O Náutico precisa de uma administração moderna e integrada com o contemporâneo. Gestores pujantes, principalmente de atitudes audaciosas e que possa renovar a confiança do torcedor no club. Estes aturdidos dirigentes, não merecem estar no comando do Náutico. Reforma já. Náutico acima de Tudo!
Por diversas vezes estive aquí afirmando que isto só muda se partir da torcida de forma organizada, por exemplo: através de um seminárior de planejamnento extratégico com propostas sérias para os próximos 50 anos.
Seja qual for a ação tem que partir dos meios organizados, fanautica, timbunet, nauticonet, fórum, etc.
Tem que haver uma forma júridica de se acabar com este cancer, toda democracia é superior a ditadura…………………….ESTAMOS ESPERANDO POR VOCÊS: ORGANIZADAS
Prezado Joaquim Costa. É tudo verdade, assim como é verdade que André CAmpos tenta bloquear qualquer conselheiro que queira interferir solicitando prestação de contas, ou alguma declaração da executiva. Mas, é lógico pois ele, Sérgio Aquino e outros lançaram a candidatura de Mauricio. Valuar, que foi constestado por várias vezes pelo Conselheiro Rubens Inojosa, com relação a venda de jogadores,empréstimo e outros, cheogu a chamar o clube de uma ditadura.Podem ter certeza os culpados, estão no conselho André CAmpos e Sérgio Aquino e na Presidência e no diretor de futebol que também é agiota e na pessoa de Valuar que é mansinho, mas perigoso.A disnastia dos políticos vai acabar com o clube. Apermanência de Mauicio, Valuar e toda trupe vai nos levar a segunda divisão.Como se justifica a contratação de somalia por 50 mil? e segundo dito pelo valuar ele foi oferecido pelo empresario para se recuperar de uma contusão, pode uma coisa dessa. Se o dinheiro fosse dele ele faria uma desonestidade dessa?
Campinas, SP, 28 (AFI) – Um dos principais rótulos dados à Copa do Brasil é o de "torneio mais democrático do país". O principal motivo é que representantes de todos os Estados da nação participam da competição. Mas há também um outro fato: Constantemente zebras "dão as caras" no torneios. Grandes exemplos são Criciúma, Juventude, Santo André e Paulista, que já levantaram a taça.
Por tanto, dos 16 clubes classificados para as oitavas-de-final serão consideradas zebras: Americano-RJ, Atlético-PR, Coritiba, CSA-AL, Fortaleza, Goiás, Icasa-CE, Náutico, Ponte Preta e Vitória.
Náutico – Foi o clube mais azarado dos 16 classificados. Simplesmente vai encarar o Inter, equipe da moda, logo nas oitavas-de-final. Uma zebra é quase impossível. E, mesmo se passar, às quartas, teria de superar, provavelmente, o Flamengo. A torcida alvirrubra já poderá se contentar se fizer dois bons jogos contra o Colorado. Previsão: Semifinal só com um milagre.
Por isso defendo que só parando de pagar e nos ausentando do campo aceleraria o processo. Seria como almentar o "corte" para sangrar mais e o socorro ser mais rápido.
SINCERAMENTE, NOSSA TORCIDA É UMA GRACINHA, EM VEZ DE FAZER MOVIMENTOS PRA DERRUBAR ESSA DIRETORIA DE TOMOU POSSE DO CLUBE, MANDA E DESMANDA, TEM ALIANÇA COM O CONSELHO, CALOU A BOCA DA FANAUTICO, NÃO TEM OPOSIÇÃO, AFASTOU OS GRANDES HOMENS QUE DAVAM SUPORTE AO CLUBE, INCLUSIVE FINANCEIRO, ESTÃO ENTREGANDO OS TÍTULOS DE FORMA VERGONHOSA AO SPORT E NINGUÉM TOMA UMA ATITUDE. LEIAM A CARTA DE GUSTAVO KRAUSE E O DEPOIMENTO DE UM EX-CONSELHEIRO…ENTÃO, SE TIVEREM CAPACIDADE DE ENTENDER COMO ESTAMOS NAS MÃOS DESSA MÁFIA (ANDRÉ CAMPOS, VALOIS, MAURICIO CARDOSO E TODA TRUP QUE ESTÁ DEPENANDO O CLUBE ENQUANTO ENTRA MUITO DINHEIRO POR ESTAR NA SÉRIE "A"…DEPOIS CAEM FORA E MAIS UMA VEZ FICAMOS COM CARA DE PALHAÇOS E SENDO RIDICULARIZADOS POR TODOS…TORCIDAS ADVERSÁRIAS, CRONICA ESPORTIVA REGIONAL E NACIONAL, ETC…QUE FALTA DE VERGONHA, DE AMOR AO CLUBE…AO INVÉS DE FAZER MOVIMENTO PARA MORALIZAR O CLUBE, FICAM COGITANDO UM MONTE DE MOVIMENTOS QUE NÃO LEVAM A NADA…TODA TORCIDA TEM O CLUBE QUE MERECE…ENTÃO.
Caro JOAQUIM a mais de 40 (quarenta anos)estou presente no CLUBE… já vi muita coisa estranha, estava no clube quando um candidato a presidente puxou um revolver para seu oponente(não vou citar nomes, questão ética).Creio que desde esse triste dia houve um racha e nunca mais o clube teve uma união de verdade mesmo sendo hexa.Tivemos presidentes pateticos, espertalhões, tranbiqueiros, sérios e incompetentes, mas nunca mais fomos os mesmos…NOS UNIMOS PRA TIRAR O HEXA DO SANTA E POSTERIORMENTE PARA TIRAR O HEXA DO SPORT…que estranho, parece que só ha união quando estamos na eminencia de dividir esse título que é supervalorizado pois já fizemos coisas melhores e mais brilhantes inclusive a nível nacional e ninguém fala…Concluindo…NOS BONS TEMPOS OS SÓCIOS VOTAVAM PRA PRESIDENTE,HAVIA UMA OPOSIÇÃO COERENTE E CONSTRUTIVA…E HOJE…ESTAMOS PERDENDO TUDO, IDENTIDADE,DIGNIDADE E MORAL…DEVE TER UMA SAÍDA, TEM QUE HAVER PRESSÃO DE TODOS ALVIRUBROS, SÓCIOS OU NÃO, CASO CONTRÁRIO, ELES VÃO FECHAR O CLUBE.
AMIGOS ALVIRRUBROS!
As vezes eu fico pensando… será que o Técnico ou melhor,
todos os Técnicos que treinam o nosso Glorioso NÁUTICO, não
tem moral prá escalar o jogador que ele quiser? ou seja:
Aquele que mostra o melhor futebol?
Ou será que ele, o Técnico, é manobrado pelo PRESIDENTE?
Senão vejamos: Todos nós sabelos que o LESSA e o DINDA,
quando entram em campo da tudo deles, até já tirou o
NÁUTICO
de situações difíceis, e porquer eles só ficam no Banco de
Reservas?
Fica uma lacuna no AR… Será que todos os Técnicos que vem
para o NÁUTICO tem que obedecer aos comandos dos
DIRETORES/PRESIDENTES?
E ai logo acima estar a RESPOSTA, um Presidente que quer ficar mandando em tudo, sem escutar os outros. Vai ver que esse tipo SALAFRAIO, na casa dele quem mada É A MULHER.
ESSA FICA NO AR ???????
Saudações ALVIRRUBRA
Náutico 3×1 Internacional
Antonio Luna
Belo Horizonte
A nossa torcida tem que tomar vergonha na cara e encher esse bando de salafrários de porrada se o Náutico cair pra segundona. Já que não se resolve na conversa, vai no pau mesmo. Outra coisa, falta tesão para assistir uma equipe medíocre dessa representar nossas cores. Já não tenho mais estômago pra aturar os Carniças Balas, Adrianos Merdões, Vágner e outras bostas mais quando temos nosso garotos da base no banco e que, além de terem mais talento, estão doidos por uma oportunidade de mostrar serviço. E esse entregador de camisas, porque não dá uma cara nova ao time? Esse parece ser pior que o Leandro Machado. Epero que eu esteja enganado. Só que não estou a fim de pagar pra ver. Que o bom Deus nos ilumine!.
Théo.