MATÉRIA ESPECIAL

O Sport x Náutico do próximo 26 de julho de 2009 será mais do que um jogo.

Será um grande evento.

Neste jogo estará sendo comemorado o centenário do Clássico dos Clássicos.

Disputado pela primeira vez no dia 25 de julho de 1909.

O jogo de comemoração dos 100 anos do clássico poderia ter sido marcado para uma data qualquer.

Para que houvesse a coincidência de datas, ou quase, foi necessário que alguém pensasse nisto.

A pessoa que teve esta visão foi o jornalista pernambucano José Galvão Neto.

Como na música sobre Paulo Afonso:

José Galvão deu a idéia.

Carlos Alberto Oliveira aproveitou.

Decreto? Nem foi preciso.

Mas, a FPF, o Náutico, o Sport e o povo de Pernambuco realizarão o grande evento.

Em data apropriada.

Como tudo começou?

Em um das últimas apresentações do Náutico pelo Campeonato Brasileiro de 2008, José Galvão me procurou, antes do início da partida. Se a memória não me falha, o jogo era Náutico x Atlético-PR.

José Galvão falou: “A data de 25/07/2009, precisa ser reservada para um Náutico x Sport”.

Eu argumentei: “Se o Náutico nem está garantido na 1ª divisão de 2009, como poderá ser reservada a data?”

“Estaremos em plena disputa do Campeonato Brasileiro”.

Por uma destas coisas do destino.

O presidente da FPF, Carlos Alberto Oliveira, estava nos Aflitos.

Próximo ao local onde José Galvão e eu conversávamos.

José Galvão aproveitou a oportunidade e disse: Vou falar com o Presidente.

Apresentou-se a Carlos Alberto e expôs sua idéia.

O Presidente gostou.

E falou que tudo dependeria da permanência do Náutico na 1ª divisão.

Palavras do Presidente. “Se o Náutico permanecer na 1ª divisão irei à CBF reservar a data”.

E assim foi feito.

O Náutico permaneceu na 1ª divisão.

O Presidente Carlos Alberto Oliveira foi à CBF, logo no início de janeiro de 2009.

E reservou a data de 26/07/2009 para o Clássico dos Clássicos do centenário.

O projeto de José Galvão incluía outros pontos.

1) Publicação de um livro
2) Jogo no Arruda
3) Presença do Presidente da República
4) Presença do Governador do Estado
5) Presença do Prefeito da Cidade
6) Homenagem ao povo inglês, grande influenciador do desenvolvimento do futebol em Recife
7) Selo comemorativo dos Correios
8) Bolas do jogo com selos alusivos ao jogo.

José Galvão chegou a desenhar um selo que seria utilizado na divulgação do jogo.

Uma das cópias deste selo foi entregue à FPF e está, hoje, afixado no Salão Nobre.

Alguns dos pontos idealizados por José Galvão, por uma razão ou por outra, não foram concretizados.

Mas, os principais pontos estão sendo realizados.

E outras formas de festejar a data foram criadas para abrilhantar o acontecimento.

Destaque para o troféu que será oferecido pela FPF, por intermédio do Presidente Carlos Alberto Oliveira, ao vencedor da partida.

José Galvão Neto é um dos grandes responsáveis por esta grande festa.

Foi ele que teve a idéia.

Foi ele que deu o pontapé inicial.

A ele nosso tributo.

Uma resposta a MATÉRIA ESPECIAL

  1. Júlio de Lemos disse:

    Prezado MANOEL ANTONIO,

    É como eu sempre digo, a propósito de suas lúcidas palavras:

    POR QUE SÓ O NÁUTICO TEM QUE "LAVAR ROUPA SUJA" EM PÚBLICO, HEIN?

    A turma da "cachorra de peruca" está cheia de problemas, gastando o que não pode para manter um time competitivo na Série A, arcando com dívidas altas, a exemplo da negociação com Leão, MAS NADA DISSO VAI A DEBATE, NADA DISSO VAI A PÚBLICO, aliás, a própria imprensinha desportiva daqui não dá um piu…

    QUANDO, FINALMENTE, IREMOS NOS IMPOR?

    Saudações Alvirrubras!!!!!!

  2. Manoel Antonio Martins de Moura disse:

    Amigos alvirubros.

    Ontem estava escutando o FORUM ESPORTIVO DA JC, e tinha lá
    dois amigos alvirubros que estavam debatendo sobre o FORA
    MAURICIO.
    Pois bem, acho que aquele local nao era o ideal para se
    tratar de assuntos internos do clube como negociação com a
    Champs, casos Derlei, Daniel Gonzalez, Acosta, Valdemar
    Lemos, contratos, distratos, etc…

    Entao o presidente entrou no ar e falou coisas internas,
    abriu o jogo de assuntos que é prato cheio para o nosso maio
    inmigo, o time da SUZY DA ILHA DA FANTASIA GAY.
    Os cara devem ter dado muitas gargalhadas com o nosso
    amadorismo de tratar assuntos altamente sigilosos, internos,
    levado a publico e que somente interessa a nos alvirubros.
    Vamos para com este tipo de assunto em publico.
    Nao estou defendendo o Mauricio, acho até que tem muita
    coisa errada, agora levar a publico estas informações, aqui
    prá nos, foi UMA PISADA DE BOLA E TANTO.
    O presidente vendo que a MERDA ESTAVA NO AR, ou seja,
    assunto interno nosso, disse que podiam ir

  3. Valdeci Alves dos Passos disse:

    Jogador do Timba dizendo que é natural se perder da coisa… E o timba pagando a conta. Não paro de falar, até que se tenham profissionais no Náutico dizendo como Cristiando Ronaldo: "Vou dar cem por cento de mim pelo meu novo clube."

  4. Valdeci Alves dos Passos disse:

    É bom nem criar espectativa,qual a esperança do Timbu no clássico dos clássicos dos 100. Hum, festa de quem…

  5. Heraldo Junior disse:

    SERÁ QUE NOSSA TORCIDA NÃO CAI NA REAL, ESSA HISTÓRIA DE ACOSTA É MAIS UMA ARMAÇÃO PRA ACALMAR OS ANIMOS E DIRETORIA COMER MAIS DINHEIRO JUNTAMENTE COM ESSE GRINGO SACANA QUE SO FALTOU CUPIR NO NOSSO ESCUDO…O AFRICANO, O GONZALES, ACOSTA…UM MONTE DE JOGADAS SUJAS E MENTIROSAS DESSES CORRUPTOS E AINDA TEM TORCEDOR ACREDITANDO…FRANCAMENTE…SEI QUE TEMOS MUITOS TORCEDORES SEM ATITUDE, COVARDES, MAS INOCENTES A ESSE PONTO, FRANCAMENTE…ISSO É DEMAIS…ACOSTA E A DIRETORIA ESTÃO RINDO DA CARA DE VOCÊS…ACORDEM.

  6. Heraldo Junior disse:

    Inicialmente gostaria de parabenizar o belo comentário de JOSÉ GOMES NETO, que retrata de uma forma muito realista o atual momento de nosso clube embora de forma muito suave, mesmo assim verdadeira. Com respeito a esse COLEGIADO, é uma piada e não dou um mes pra começarem as divergencias, os jogos de vaidade e tudo voltar como era antes. Bem, na realidade não está mudando muito não…a maioria desses caras com excessão de ANTONIO AMANTE, PAULO GERMANO E AMÉRICO PEREIRA, o restante já são membros honorários dessa trupe que está afundando nosso CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE…até FRED OLIVEIRA que foi um cara destituido da PRESIDENCIA DO CLUBE por uma série de falcatruas e ainda, segundo se comenta, pra sair embolsou uma certa quantia em dinheiro que a CBF teria enviado ao CLUBE. Será que podemos esperar muito desses caras, será que vão mudar alguma coisa, tenho muitas dúvidas…ANDRÉ CAMPOS sempre esteve nesse mesmo grupinho de VALOIS E MAURICINHO é mais um deles…ENTÃO VAMOS AGUARDAR PRE VER O QUE VAI DAR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


− 1 = 3

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>