HISTÓRIA

9 de maio de 1954.

Estádio da Ilha do Retiro.

O primeiro confronto entre Náutico e Corinthians.

A partida fazia parte de uma excursão do Corinthians.

Patrocinada pelo Sport Club do Recife nas comemorações do seu cinquentenário.

Grana de Adelmar Costa Carvalho.

O Timão saiu na frente mas não segurou a vitória.

Foi um dia de muita chuva no Recife. O Capibaribe nobre, cheio de baronesas.

Mas não faltou gente pra assistir o duelo.

Era o segundo jogo do alvinegro paulistano em Pernambuco.

Ele estreara dois dias antes contra o América.

Como cartão de visitas.

Um sonoro 3×0 com gols de Nardo, Luizinho e Carbone.

Naquela tarde nublada de domingo, o Corinthians formou com: Gilmar, Murilo e Olavo;

Idario, Goiano e Roberto;

Cláudio, Luisinho, Nardo, Carbone e Simão.

Muitos jogariam meses depois contra o Palmeiras na conquista do Paulistão.

Mal sabiam que estavam prestes a iniciar um jejum de 23 anos.

Um jejum histórico.

O Náutico, terceiro colocado no certame pernambucano.

Distante ainda das glórias do hexacampeonato.

Náutico que também seria o campeão estadual de 1954.

Alinhou em campo alguns dos melhores jogadores da sua história:

Manuelzinho, Caiçara e Lula;

Gilberto, Gago e Jaiminho;

Ivanildo, Ivson, Hamilton, Marcos e Zeca.

A linha defensiva conhecida de cor e salteado pelos meninos da época.

Logo aos 17′ do primeiro tempo.

Luizinho, aproveitando de cabeça um cruzamento de Cláudio, inaugura o marcador.

Segue-se intensa pressão sobre o arco de Manuelzinho.

Mesmo assim, o placar termina inalterado no primeiro tempo.

O alvirrubro reage na segunda etapa.

Lance confuso na área.

Ivson engana o arqueiro corintiano dando números definitivos ao marcador.

Náutico 1 x 1 Corinthians.

O grande destaque da partida, segundo a imprensa pernambucana foi Gilmar.

O goleiro que iria se consagrar no Santos de Pelé .

Três dias depois o Corinthians seria derrotado pelo anfitrião Sport por 2×0.

E encerraria sua temporada em Pernambuco com uma goleada sobre o Santa Cruz no dia 16 de maio: 5×1

Há 55 anos .

Uma resposta a HISTÓRIA

  1. vladimir almeida de lima disse:

    eu sobrinho do senhor isaac barbosa do pina venho a publico repudiar o comentario mentiroso e envejoso do senhor izaias da silva mal organizador da caravana alvirrubra para salvador onde seu onibus foi o unico apedrejado por desobedecer a policia militar sua incopetencia pois em perigo os torcedores que estavam com ele no onibus que o mesmo tentou organizar,
    apois o acontecimento ele vem por meio da internet explicar sua versão contraditoria o elemento é conhecido na fanautico como pato do ibura vugo dado a ele por componentes da fanautico. o meu tio isaac barbosa do pina é socio do nautico a mais de 20 anos e conhecido pela familia alvirrubra de recife a petrolina faz caravanas a mais de 15 anos para apoia e incentivar a equipe do nautico fora dos aflitos. saudações alvirrubras.

  2. Antonio José Luna Batista disse:

    AMIGOS TORCEDORES…

    Tem cada cidadão por aqui, que realmente é uma tristeza. Vão
    te CATAR bando de torcedores SANGUE-SUGA. Pôrra meu, se
    voces não acreditam, então cai fora, se voces não tem
    confiança, torce por outro time, se voces não são
    torcedores, então procura torcer por jogo de XADREZ.

    Que cacête, nós torcedores, realmente torcedores, não
    seremos o primeiro, tãopouco o último a CAIR prá série B,
    times grandes como: Atlético Mineiro, Fluminense,
    Corinthians, Vasco, Palmeiras, todos já sentiram o gosto da
    série B, agora vem um bando de torcedores medíocres falar
    que já estamos na série B, e daí ???, quem tá jogo é prá
    ganhar e perder, se a diretoria é uma merda, não seremos
    nós, nem o Clube Náutico Capibaribe os culpados. CAI, todos
    nós sofremos com a QUEDA, até mesmo em nossas vidas
    particulares, temos que sofrer prá um dia sermos grande.

    Saudações ALVIRRUBRAS

    Antonio Luna
    Belo Horizonte

    NÁUTICO 3×0 Santo André

  3. Wellington Benevides de Carvalho disse:

    meu marco para continuarmos na serie seria o Jogo do Botafogo no rio mas fomos roubados e depois perdemos para o Flamengo em casa…mas udo é possivel….ó ano de 2010 será dificil mas temos que empedir que a coisa seja penta campeào..

  4. Nildo Gomes disse:

    OLHEM SÓ O QUE VAI ACONTECER DEPOIS QUE A "COISA" (A CACHORRA DE PERUCA), SEGUROU A LANTERNA DEFINITIVAMENTE COM AS DUAS MÃOS PARA COLOCAR NA SUA SALA DE TROFÉUS.

    O NÁUTICO (mesmo com esse time feio) vai vencer as duas últimas partidas (a mais dificil contra o Santo André e na pressão o Avai).

    O BOTAFOGO vai perder as duas por que não vai segurar o Atlético/PR (que não quer cair) nem o Palmeiras lutando pelo título.

    O FLUMINENSE vai tropeçar (no máximo empatando as duas partidas) contra o Vitória (que luta por uma vaga na Sulamericana) e também contra o Coritiba (que não vai querer cair de jeito nenhum dentro de casa).

    Veremos se não estou certo:
    Se Geninho, evitar escalar (a qualquer custo) Wagner (que é demência total além de afoito), Michel (que só sabe dar aqueles chutões na cara do goleiro quando cobra faltas), Rudnei (que provou ser fraco) e Ferreira (ruim é tonto). Se faltar atacante deve apostar no Kuki que é raçudo e melhor do que Tuta.

    Podem aguardar para comemorar a classificação.

  5. Nildo Gomes disse:

    Ñ acredito quando vejo um torcedor elogiar este jogo. Na minha opinião foi a pior partida do Náutico em todo campeonato, mas venceu. Eu sempre falo q o Náutico é o time das coisas improváveis quase sempre contra ele próprio. Dessa vez, foi uma das rarissimas vezes q se deu bem. Enquanto assistia os errinhos sucessivos de Rudnei, Asprilla, Juliano e cia (inclusive Bala q parecia estar num racha de fim de semana), pensei: Não é possivel q Geninho pelo menos no intervalo, ñ substitua um desses caras. Erro em cima de erro. Pra acabar de arrombar entram Wagner e Michel (dois jogadores TOSCOS E RUINS DE DOER O CÚ DO JEQUE) Michel só sabe dar aquele chutão na cara do goleiro como fosse uma grande coisa e Wagner, sem comentários… O GORDO aprontou o tempo todo com a zaga FEIA do Náutico. No gol era só o Nilson encostar o corpo nele. Fez o contrário dando o espaço mínimo e Gordo sai comemorando. De novo o JUIZ roubou e prejudicou o Náutico. Bruno escorregou e ñ tinha amarelo. Quero ver se a diretoria FRACA vai agir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


8 + 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>