Foto do time campeão do Torneio Início de 1949, disputado no estádio dos Aflitos.
Em pé: Zezinho, Correia, Bororó, Romildo e Carlos Alberto. Agachados: Sidinho, Lula, Zeca Peneira, Perinho, George e Jaminho.
Foto que fazia parte do meu acervo, mas numa versão em preto e branco.
Esta versão colorizada foi um presente do amigo alvirrubro Lucídio José de Oliveira.
Interessante observar alguns detalhes da foto.
O Muro que cercava o campo, sem arquibancadas naquele trecho.
O pequeno muro, em placas de concreto, separando o público das quatro linhas do gramado.
Como se alhambrado fosse.
O modelo do fardamento dos policiais.
A torre da igreja do Espinheiro.
Voltando ao Torneio Início, o Náutico ganhou este título eliminando Great Western e Moinho Recife e vencendo o Santa Cruz, na partida final, por 1×0.
Quanto ao campeonato, o Náutico, mais uma vez esteve afastado da briga pelo título máximo.
Numa disputa em melhor de três, o Sport venceu o Santa Cruz. Sport bicampeão. Santa Cruz, vice.
Ao Náutico coube o terceiro lugar.
Além do título do Torneio Início, a destacar a goleada de 8×2 aplicada no América, que, naqueles idos, ainda era considerado “grande”.
Para os clubes, o Calendário futebolístico daquela época ficava restrito ao Campeonato Pernambucano e Torneio Início. As datas livres eram utilizadas para amistosos.
A quantidade de partidas disputadas era muito menor do que nos dias atuais.
No caso do Náutico, foram 21 partidas disputadas em 1949 e 32 partidas em 1948.
Um acontecimento importante naqueles tempos era o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais. E ocupava boa parte do calendário.
tinha como enviar por meu imal essa foto ampliada???..interessante mesmo!!!
abraços.