FUTEBOL

Depois da malsucedida experiência no confronto contra o Marília, o técnico Roberto Cavalo resolveu abolir o esquema tático 3-5-2. O treinador reprovou totalmente a atuação da equipe com este posicionamento, sobretudo por ter levado três gols do adversário com 22 minutos de jogo. Daqui para frente, três zagueiros atuando juntos no time somente no final do jogo e se a situação estiver bastante favorável ao Timbu.

O esquema 3-5-2 foi tão reprovado por Roberto Cavalo que antes mesmo de encerrar o primeiro tempo, o treinador já tinha optado por modificar a postura tática do time, retirando o zagueiro Marcelo Ramos e colocando o volante Luciano. A alteração teve um efeito quase imediato. Foi só trocar para o Náutico reagir.

“Para jogar com três zagueiros o time tem que estar muito bem treinado. Coloquei o time assim porque esperava que fosse render e a defesa fosse ficar mais sólida. Mas terminamos ficando muito atrás e de tanto levar pressão acaba tomando os gols. Por isso, nós mudamos a equipe ainda no primeiro tempo”, disse Roberto Cavalo.

A partida contra o Marília foi a segunda do Náutico adotando esta postura. Anteriormente, os alvirrubros só tinham atuado desta forma na vitória apertada sobre o Paulista, por 3×2, nos Aflitos. Curiosamente, a defesa era formada por Marcelo Ramos, Tuca e Henrique, os três que atuaram sábado. “O Náutico não tem essa característica de jogar com três zagueiros. Esta foi a segunda vez que entramos assim e não der certo”, explicou.

Diante do fracasso do sistema 3-5-2, o treinador já tirou da cabeça a possibilidade de reeditar o esquema, sobretudo, nas partidas finais da Série B, quando fosse atuar fora dos seus domínios. A partida contra o Marília teria servido, provavelmente, como um teste para saber como o time se portaria com esta postura. “Poderíamos até entrar com três zagueiros nas partidas fora de casa contra o Grêmio e a Portuguesa. Mas, dificilmente, vamos entrar assim. Ficou provado que não temos as características certas para jogar desta forma. No decorrer da partida, dependendo das circunstâncias, podemos pensar em utilizar este esquema”, contou.

E como poderá contar com todos os jogadores do elenco à disposição, o técnico Roberto Cavalo, com certeza, não precisará recorrer ao sistema tático com três zagueiros para enfrentar o Grêmio, sábado, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Os seis titulares (Batata, Ademar, Cleisson, Danilo, Romualdo e Paulo Matos) que foram poupados na partida contra o Marília, além do lateral-direito Bruno Carvalho, cumpriu suspensão, estarão aptos para atuar no Rio Grande do Sul.

Uma resposta a FUTEBOL

  1. artur lopes disse:

    sempre acreditei que o esquema de jogo deve-se adaptar ao time, e não o contrário, ou seja o elenco se adaptar ao esquema. para se definir que esquema deve ser adotado, primeiro se observa as características de cada jogador e ver que esquema melhor se encaixa. cavalo está sertíssimo quando avalia que o time do náutico não se adequa ao 3-5-2, não se discute, os fatos falam por si. é isso ai cavalo 4-4-2 neles

  2. Camila Lacerda disse:

    Roberto Cavalo vc esta de parabens pela atuaçao no campeonato brasileiro, mas por favor nao cometa mais o erro de colocar Luciano toto pra jogar, com ele é menos um em campo. O que ele fazia de bom que era marcar, nem isso ta fazendo mais.

    E VAMOS PARA PRIMEDIRA DIVISÃO!!!!!
    N-A-U-T-I-C-O NAUTICO! NAUTICO! NAUTICO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


6 + 4 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>