AFLITOS

Era um jogo que não chamava a atenção do grande público, em um começo de noite de sábado, entre um time de meio de tabela e o lanterna do campeonato. Mas Náutico x Atlético Goianiense tornou-se o jogo mais importante do Campeonato Brasileiro.

Não foi o melhor, não foi o pior. Mas é o mais importante, será o mais importante. Ou, na pior das hipóteses, deveria ser o mais importante – nem tudo é como deveria ser, afinal.

E não foi pelo placar de 2 a 0 em favor dos pernambucanos. Não foi pelos 90 minutos de bola rolando. Foi pelos 17 minutos em que a bola não rolou. Pelos 17 minutos em que o Brasil não pode ter um dos jogos de seu campeonato acontecendo por causa de uma palavra que deveria ter sumido, mas que vez ou outra volta à baila: censura.

O árbitro Leandro Vuaden recusou-se a iniciar a partida enquanto houvesse na arquibancada uma faixa. Uma faixa com uma manifestação legítima da torcida do Náutico. “Não irão nos derrubar no apito”.

Pior: Vuaden chamou a polícia para retirar a faixa. Polícia, censura, abuso de autoridade. Tudo em uma cena só, tendo como protagonista um árbitro de futebol, aquele que nunca deve ser protagonista de nada, aquele que é ótimo quando é invisível, quando ninguém nota sua presença, quando parece que nem entrou em campo.

A faixa foi dobrada, o jogo começou; e, depois, lá estava ela de novo. Não irão nos derrubar no apito. É isso aí, que caiam os piores e que não caiam os melhores, sem apitos e outras pilantragens.

A censura é das mais terríveis formas de repressão. E não só pela óbvia castração à liberdade. A censura é terrível porque ela dói de dentro pra fora, ela é covarde, é silenciosa. Não tem resposta quase nunca. Quase.

Agora, precisa ter. O que aconteceu nos Aflitos deve servir para uma discussão maior. Náutico x Atlético Goianiense precisa servir como exemplo de algo que jamais voltará a acontecer no futebol brasileiro.

Dentre as várias histórias de censura no Brasil, lembro-me de uma em especial, que não vivi, mas ouvi várias vezes. Nos anos 1970, o Estadão passou a ter um censor dentro da redação. Para mostrar ao leitor quais páginas foram censuradas, o jornal publicava trechos de Os Lusíadas, de Luis de Camões.

Diz a lenda que, ao longo dos anos, o Estadão publicou o poema completo por quase dez vezes. A torcida do Náutico – e todas as torcidas do Brasil – não precisam republicar os Lusíadas nos estádios.

“Não irão nos derrubar no apito” não é um verso decassílabo. Não precisa ser. Não é preciso ser decassílabo para ser heroico.

Ontem, com uma frase, a torcida do Náutico resumiu seu drama. E, mesmo sem querer, mostrou novos dramas do futebol brasileiro: a censura, a força física, a coerção. Que os fatos dos Aflitos se transformem em história da melhor forma possível: como algo que jamais se repetiu.

Por: Thiago Arantes do Estadão ESPN
Foto: Aldo Carneiro e Plínio Menezes

29 respostas a AFLITOS

  1. GEORGE AUGUSTO GAMA DE SIQUEIRA disse:

    A TORCIDA ESTÁ DE PARABÉNS!!!

    EU FUI UM DOS MAIORES INCENTIVADORES QUANTO A PROTESTAR ATRAVÉS DE FAIXAS.

    FALEI AQUÍ APÓS O JOGO CONTRA O FLUMINENSE QUE AO INVÉS DA GENTE FICAR CHIANDO ESSA PRÁTICA ANTIGA DE METEREM A MÃO NO NÁUTICO, PODERÍAMOS PROTESTAR ATRAVÉS DE PLACAS E FAIXAS.

    MUITA GENTE PENSOU COMO EU, E A TORCEDORA QUE TEVE A INICIATIVA DE FAZER A FAIXA MOSTROU MUITA CORAGEM E PRESTOU UM GRANDE SERVIÇO AO NÁUTICO.

    ESSA MANIFESTAÇÃO DE CERTA FORMA TRARÁ MAIS RESPEITO E CUIDADO DA ARBITRAGEM NOS JOGOS FORA DE CASA.

    DE CERTO DEVERÁ APARECER UMA MULTA, QUE SE FOR O CASO, O CLUBE DEVERIA PAGAR POIS O QUE A TORCEDORA FEZ FOI DIGNO, E TENTA SALVAR ALGUMA COISA DE UMA CASA QUE VEM SENDO ARROMBADA HÁ VÁRIOS ANOS.

    ESSE ATO COM CERTEZA TENTA COLOCAR UM CADEADO NUMA PORTA QUE VIROU UMA AVENIDA PARA OS CLUBES RICOS PASSAREM E GANHAREM DO JEITO QUE BEM ENTENDEM!!!

    SE PARA SER RESPEITADO FOI NECESSÁRIO GRITAR, QUE ISSO SEJA NOSSA ARMA PARA PROTESTAR POSSÍVEIS ERROS GRITANTES QUE PODERÃO NOVAMENTE ACONTECER.

    VALEU!!!
    VALEU MUITO.

    PARABÉNS TORCEDORA.

  2. Nildo Gomes disse:

    Este árbitro tem que ser processado juntamente com o coronel que tendo total conhecimento da constituição federal obedeceu o assoprador de apito. Todo e qualquer pilantra da CBF que concordar com essa proibição tem que responder na justiça.

    A torcida do Náutico deve continuar expondo a faixa em todos os jogos dos campeonatos da CBF até esta famigerada entidade sair do Rio do Janeiro e das mãos dos chamados grandes clubes eternamente bajulados por boa parte da mídia. Uma vergonha o que está acontecendo no Brasil do século 21. Uma grande revolução está a caminho começando por este pequenos-grande ato. Parabéns aos revolucionários torcedores do Náutico. Chega de autoritarismo e proibições ridículas.

    Globo, CBF e Clube dos 13 que vá as favas!!!

    Náutico sempre!

  3. Gustavo Alves disse:

    ALVIRRUBROS, VAMOS FAZER AS FAIXAS.
    ALVIRRUBROS, VAMOS FAZER AS FAIXAS.
    ALVIRRUBROS, VAMOS FAZER AS FAIXAS.
    ALVIRRUBROS, VAMOS FAZER AS FAIXAS.
    ALVIRRUBROS, VAMOS FAZER AS FAIXAS.
    ALVIRRUBROS, VAMOS FAZER AS FAIXAS.
    ALVIRRUBROS, VAMOS FAZER AS FAIXAS.
    ALVIRRUBROS, VAMOS FAZER AS FAIXAS.
    ALVIRRUBROS, VAMOS FAZER AS FAIXAS.
    ALVIRRUBROS, VAMOS FAZER AS FAIXAS.
    ALVIRRUBROS, VAMOS FAZER AS FAIXAS.
    ALVIRRUBROS, VAMOS FAZER AS FAIXAS.

    • caetano lira disse:

      Acho que as faixas são o instrumento correto mas também sugiro que seja usado MORDAÇA na cor preto. Pode ser feita e distribuída nos vários setores das torcidas. Utilizar TNT preto. Mensagem melçhor que esta não haverá!

  4. Gustavo Alves disse:

    Se tiver como processar o arbitro do jogo, se tiver algum advogado aqui que conheça bem do assunto, entra em contato com a torcedora pra orientar como fazer. O juiz não pode nem negar que esse foi o motivo do atraso, pois tá na súmula.

  5. Gustavo Alves disse:

    As faixas poderíam citar os lances em que fomos prejudicados.

    Faixas de 10 metros cada, espalhadas pelo estádio e mostradas só após o início do jogo.

    NÃO EXPULSOU CAIO DO FIGUEIRA!
    NÃO EXPULSOU CHARLES DO CRUZEIRO!
    NÃO EXPULSOU VITOR DO GALO!
    GOL DO GALO APÓS FAZER FALTA EM RHAYNER!
    GOL DO GRÊMIO APÓS FAZER FALTA EM DOUGLAS!
    GOL DO BOTAFOGO APÓS FAZER FALTA EM ROLT!
    GOL ANULADO CONTRA O GALO!
    GOL ANULADO CONTRA O INTER!
    GOL ANULADO CONTRA O VASCO!
    PÊNALTI INEXISTENTE A FAVOR DO GALO!
    PÊNALTI EM RHAYNER NÃO MARCADO CONTRA O BOTA!
    PÊNALTI EM KIEZA NÃO MARCADO CONTRA O DRAGÃO!
    PÊNALTI EM SOUZA NÃO MARCADO CONTRA O VASCO!
    PÊNALTI EM KIM NÃO MARCADO CONTRA O FLU!
    CRITÉRIOS DIFERENTES NAS MARCAÇÕES DE FALTAS!

    Isso é o que me lembro.

  6. Gustavo Alves disse:

    Olá pessoal, tava assistindo o programa Bem Amigos e o Arnaldo César Coelho e o Caio disseram que o árbitro agiu de forma correta e disseram que não foi pênalti em Rhayner e que provavelmente o Náutico será punido.
    É brincadeira, esses caras não tem critério nenhum. É sempre contra o Nordeste.

    Gostaria que alguns torcedores se juntassem para fazer umas 10 faixas pra levar sábado. E tô me incluindo nesse meio também, é só marcar e organizar.

    Faixas em VERMELHO E BRANCO.

  7. Bruno Marinho disse:

    Vamos continuar com as faixas,chega de ditadura,e sugiro outra:É Proibido Proibir,não nos rebaixarão no apito,e por aí vai

  8. Luiz disse:

    É por essas e outras que desde os anos 70 que torço contra qualquer seleçãozinha de futebol montada por essa tal CBF.Somos brasileiros somente na hora de torcer pela sua seleção?Eu quero mais é que CBF e seleção brasileira se fod.. Sou nordestino e pernambucano com muito orgulho , e torço somente por um clube de futebol, o nosso Náutico.

  9. REGINALDO disse:

    A FRASE DESSA FAIXA DEVERIA SER ESTAMPADAS EM CAMISAS (PRETAS)PARA FAZERMOS UM GRANDE PROTESTO NO PRÓXIMO SÁBADO (EU VOU MANDAR FAZER A MINHA)

  10. Ricardo (Recife) disse:

    NOSSO LEMA SERÁ SEMPRE:

    NÃO IRÃO NOS DERRUBAR NO APITO, QUE PODERIA SER TAMBÉM, NÃO IRÃO NOS DERRUBAR NOS AFLITOS.

    VAMOS REPETIR A FAIXA EM TODOS OS RESTANTES DOS JOGOS NOS AFLITOS.

    QUE VENHA AGORA O CORINTHIANS DO CARTOLA ANDRÉ SANCHES, AGORA ROUBANDO LÁ NA CBF.

  11. Sérgio Colaço disse:

    Caros boa noite,

    Acabo de saber que a torcedora responsável pela faixa estará presente no programa do site blogdotorcedor ( Esporte 10 ) onde o mesmo fez e faz questão de denegrir nossa imagem através de seu jornalista Marcelo Cavalcante. Espero que ela, no calor da emoção, não troque os pés pelas mãos falando coisas disconexas e sem fundamento lógico pois sem querer poderá nos prejudicar. Daí pergunto, o que a nossa diretoria está fazendo a respeito disso??? Nós não precisamos de problemas nesse momento pois estamos muito bem e o foco não poderá se voltar em nós, pois é o que eles querem para deixar os timinhos da CBF. Precisamos continuar fazendo nosso papel e isso será mais que suficiente para nossa ida a sul-americana de 2013.
    Náutico acima de tudo e todos!!!!!!

  12. Aldo Sá disse:

    Sabem o que vai acontecer no próximo sábado?

    O próprio Náutico (o Clube) impedirá o acesso da faixa ao estádio.

    É simples: a liberdade de expressão implica arcar com as consequências do que se diz. Se a CBF considerar que os dizeres da faixa são ofensivos, ela multará o Náutico por não ter impedido a ofensa.

    O Náutico não vai querer pagar a multa, muito menos reincidir na falta, o que fará a segunda multa ser muito maior.

  13. reinaldo lima disse:

    Engraçado,se vc entrar no google tem farios protesto de outras torcidas,se manifestando contra CBF,contra GARCIBA camando ele de ladrão que roube o Vasco com moderação,porque so a nossa foi tão censurada,por isso que digo campeonato de cartas marcadas,tava na ora de se mobilizar e criar a CPI do FUTEBOL,mais tem muita gente grande envolvida,emissora de telavisão,cartolas etc.

  14. hexa disse:

    E quem pagou gastou 100 reais, foi ameaçado pela policia de forma injusta, e teve que esperar quase 20 minutos pra ver a bola rolar ?

    Eu acho que o Vuaden devia reembolsar os 7 mil torcedores que pagaram ingresso, os sócios, e ainda pagar por danos morais.

  15. RAFAEL disse:

    Lamentável a postura do árbitro, mostrou para o Brasil inteiro que sofre da Síndrome da Pequena Autoridade. Faltou inteligência emocional.
    Quanto aos comentários do Arena SporTV, já era esperado, isso é reflexo da falta de imparcialidade, seriedade, enfim não temos uma das melhores imprensas do mundo, é isto.
    Não havia nada que justificasse a atitude do árbitro em não iniciar a partida.
    A nossa Constituição Federal é clara, permite este tipo de protesto, da forma como foi celebrado.
    O problema é o nível de formação de nossos comentaristas esportivos/arbitragem.
    Exemplo: o Valdomiro Matias (Globo Nordeste), veio com a desculpa de que há uma tal de regra 5, onde o árbitro pode não autorizar o início da partida, em razão de algo que atrapalhe a realização do jogo, mas não havia nada que estivesse atrapalhando, portanto não havia espaço para esse tipo de interpretação.
    O comentarista deveria saber que a Constituição Federal é a lei soberana, nenhuma outra regra pode contrariar seu texto.
    O comportamento do árbitro só conseguiu ajudar com o objetivo do ato, chamar mais atenção para o péssimo nível da arbitragem.

    Ah! tem alguém comentando aqui há alguns dias, como o mesmo nome RAFAEL, se seu nome também é RAFAEL não sei, mas pelo menos evita os erros de português.
    N Á U T I C O
    N Á U T I C O
    N Á U T I C O

  16. Marcos Roberto disse:

    Palhaçada! Acabei de ver o programa Arena Sportv e os participantes do programa foram unânimes em dizer que Vuaden foi correto. Eles se contradisseram nos comentários mas no final concordaram com Vuaden e ainda disseram que o lance em Rhayner não era para ser marcada a penalidade.
    Sou a favor de mais torcedores entraram com faixas, placas e tudo o que é legítimo para protestar contra prejuízos causados pela arbitragem brasileira ao Náutico.

  17. Quero aqui expressar meu respeito ao jornalista Tiago Arantes do Estadão pelo comentário desta pagina, a ditadura está banida do território brasileiro faz tempo,Vuadan precisa e vai aprender a respeitar os torcedores, a CBF tem que punir esse filhote de ditador, a FPF tem a obrigação de acionar a CBF e seu quadro de árbitros,a faixa em nada afetava o inicio da partida, nela nada tinha de ofensa a quem quer que seja, muito menos ameaçava a integridade física ou moral de nínguem, mas tálves o juiz lembrou-se do jogo contra o Vasco, no qual ele com seu assistente, anulou um gol legitimo de Araújo e não marcou um pênalti em Kiesa,será que Vuadan se sentiu ofendido? ou doeu na cabeça aquela faixa lembrando-se dos dois lances, com esses( erros ),o nosso Náutico perdeu mais de seis pontos, quem deve ficar de cabeça quente ele ou nós?Torcida alvirubra vamos lotar os Aflitos para a nova batalha, levando não essa faixa , mais uma por jogo tomado, com os mesmo dizeres, pois vem ai o time mais ajudado pelo apito amigo dos últimos cinquenta anos, juntos iremos demostrar pacificamente nosso repúdio com os acontecimentos Neste campeonato brasileiro, O CALDEIRÃO VAI FERVER , PRA FRENTE NÁUTICO, NÃO VÃO NOS REBAIXAR COM O APITO, JÁ EXISTE O ESTATUTO DO TORCEDOR , IREMOS USALOS EM NOSSA DEFESA E EM DEFESA DO NOSSO CLUBE.,NÁUTICO ACIMA DE TUDO, DA-LHE NÁUTICO. SDS.

  18. RAFAEL disse:

    essa faixa com certeza vai está lá nos aflitos de novo, contra o corinthians e eu vo está lá apoiando com certeza essa faixa, ai eu quero ver se vão fazer a mesma palhaçada que no jogo de sabado, e eu acho que o náutico tem que se pronunciar publicamente.

    sabado que vem estádio lotado galera no minimo 16 mil, vamos lá apoia essa manifestação.

  19. RAFAEL disse:

    essa faixa com certeza vai está lá nos aflitos de novo, contra o corinthians e eu vo está lá apoiando com certeza essa faixa, ai eu quero ver se vão fazer a mesma palhaçada que no jogo de sabado, e eu acho que o náutico tem que se pronunciar publicamente.

    sabado que vem estádio lotado galera no minimo 16 mil, vamos lá apoia essa manifestação.

  20. ALBERTIMBA disse:

    ATENÇÃO SENHORES ADVOGADOS TORCEDORES DO NOSSO GLORIOSO NÁUTICO , SERÁ QUE NÃO PODEM ORIENTAR ESSA TORCEDORA A PROCESSAR ESSE NAZISTA/FASCISTA ? NINGUÉM VAI FAZER NADA ? O CLUBE NÃO PODE DE SE MANIFESTAR , QUEM TEM DE FAZER ISSO É A TORCIDA .

    • ALBERTIMBA disse:

      APESAR DE NÃO CONCORDAR A PRINCIPIO COM A QUARTA CAMISA , TENHO DE RECONHECER QUE FICOU MUITO BONITA , MAS FAÇO UM APELO E GOSTARIA QUE OS TORCEDORES QUE FOREM AO ESTADIO VÃO COM A CAMISA TRADICIONAL , DEIXANDO PARA USAR A NOVA CAMISA APENAS NAS RUAS PARA PASSEAR , VAMOS MANTER NOSSO CALDEIRÃO SEMPRE VERMELHO E BRANCO , QUEM APOIAR MINHA IDÉIA INCENTIVE OS COLEGAS E PARENTES .

  21. Ricardo (Recife) disse:

    Essa mesma faixa tem de ir ao jogo contra o Corinthians (galinha dos ovos de ouro da CBF), por causa do André Sanches ex-presidente do Corinthians e agora CARTOLA da CBF.
    Eu quero ver se o puto de juiz vai atrasar novamente o início da partida outra vez.
    O Corinthians sim tem uma torcida VIOLENTE com ASSASSINOS infiltrados nela. Se essa faixa fosse colocada lá no Pacaembu pela torcida desse clube, o juiz do jogo jamáis atrasaria o inicio da partida e muito menos mandaria retirá-la.
    Como somos NORDESTE esses cafagestes fazem o que bem entendem conosco.
    É por isso que eu sou PUTO com esses PARAIBACAS que torcem doentemente pela merda do Flamengo, sem dar valor aos seus times como Botafogo da Paraiba, Treze, Campinense, etc.
    Se jogar Botagofo da Paraiba e Flamengo do RJ no Alemidão em João Pessoa, 99% da torcida presente ao estádio de paraibanos e não de cariocas, torcem pelo FLAMENGO.
    Uma vergonha para nossa região.

  22. jose roberto farias disse:

    PROTESTO JUSTO. AGORA É PRECISO QUE A DIRETORIA SE MANIFESTE PUBLICAMENTE QUE NÃO ACEITAREMOS DESONESTIDADE DENTRO DOCAMPO. CASO ISSO NÃO ACONTEÇA, ELES VÃO PUNIR O CLUBE COM PERDA DO MANDO DO CAMPO CONTRA O FLAMENGO. É PRECISO QUE NÃO SEJAMOS COVARDES NESSE MOMENTO. ESCALA UM DIRETOR PARA FALAR MAL DA ARBITRAGEM E PRONTO. VAMOS BATER NESSA TECLA. NÃO PODEMOS CEDER A CBF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


− 2 = 5

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>