ARBITRAGEM

Depois de mais erros escandalosos da arbitragem nos jogos do Campeonato Brasileiro e do resultado fraco dos testes realizados pelos árbitros a Confederação Brasileira de Futebol resolveu agir. O presidente da CBF Ricardo Teixeira se reuniu com o presidente da Comissão de Árbitros Sérgio Corrêa e pediu que fosse implantado uma série de medidas com o objetivo de melhorar as arbitragens brasileiras.

A preocupação maior de Ricardo Teixeira foi o resultado dos testes físicos realizados pelos árbitros. “Foram decepcionantes. Em 2008, quem não atingir média oito fica de fora.”

Também será feito uma renovação no quadro de aproximadamente 40%. Os novos árbitros vão passar um mês em treinamento na Granja Comary, em outubro.

Ricardo Teixeria também autorizou Sérgio Corrêa a desenvolver um grupo de estudos para profissionalizar e preparar a arbitragem no país e com isso, tentar diminuir a quantidade de erros que estão acontecendo em todas as séries do campeonato Brasileiro.

As medidas que serão adotadas pela Comissão de Arbitragem

1 – Mais dois árbitros – Haverá mais um quarto árbitro fiscalizando tudo o que acontece no entorno do campo, como a conduta dos treinadores, jogadores e profissionais que ficam no banco de reservas, coibindo qualquer tentativa de coação ao árbitro e auxiliares. A medida será adotada, em caráter experimental, em duas rodadas.

2 – Ponto eletrônico – O recurso será adotado para melhorar a comunicação entre os árbitros e auxiliares.

3 – Reavaliação geral – Será feita no grupo que obteve notas insatisfatórias nos últimos testes, no dia 14 de setembro. Quem não atingir a média 7 estará fora – em 2008, a média atingida será de 8. Será obrigatória a divulgação com antecedência da realização do testes assim como a divulgação dos resultados. Os testes físicos das mulheres terão como parâmetros os mesmos índices usados para os homens.

4 – Renovação – Para 2008, está previsto um percentual de renovação do Quadro entre 30 e 40%. O presidente da Comissão de Árbitros, Sérgio Corrêa da Silva, alerta para o fato de que a renovação tem de começar nas Federações, em trabalho a ser feito pelas Comissões estaduais, fazendo com que os árbitros cheguem ao Quadro Nacional para iniciar um aprimoramento.

5- Ranking de árbitros – A medida será adotada a partir de 2008, em que a atuação dos árbitros será analisada dentro de campo (peso 3), na parte física (peso 2) e no aspecto teórico (peso 1).

6 – Treinamento na Granja Comary – A partir de outubro, durante uma semana, serão reunidos árbitros jovens, entre 25 e 33 anos, de todo o país, para um período de treinamento em Teresópolis, em tempo integral.

7 – Uso do Teipe – Passa a valer como forma de denúncia ao STJD em fatos em que aconteçam excessos no comportamento de técnicos e dirigentes antes, durante e depois de jogos que se constituam em uma forma de coação à arbitragem. Vale também para fatos que não forem relatados pelos árbitros nas súmulas.

Uma resposta a ARBITRAGEM

  1. Cleveson Medeiros disse:

    COMISSÃO TÉCNICA, VAMOS FICAR DE OLHO PRA NÃO TERMOS MAIS NENHUMA EXPULSÃO NO RESTO DESTE CAMPEONATO, SOMOS OS CAMPEÕES ANTECIPADOS DE EXPULSÕES, ISSO É UMA VERGONHA, TER CUIDADO COM RADAMÉS E ACOSTA, NESTE PRÓXIMO CONFRONTO CONTRA O BOTAFOGO VAMOS JOGAR COMPLETOS E EM CASA COM A TORCIDA E UM TIME MELHOR EM CAMPO VAMOS GANHAR, COM HUMILDADE E MUITA GARRA VAMOS CONQUISTAR AS VITÓRIAS QUE PRECISAMOS, AVANTE NAUTICO, A LUTA CONTINUA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


− 6 = 1

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>