SÉRIE A 2013

O Campeonato Brasileiro não terá mais suas últimas rodadas destinadas aos clássicos estaduais. O modelo, utilizado nos últimos dois anos, foi um dos temas de uma reunião na tarde desta segunda-feira entre o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, e os representantes de 19 clubes da Série A na sede da entidade, no Rio de Janeiro (a Portuguesa não compareceu). Colocada em votação, a ideia foi reprovada pela maioria dos votos (11 a 8) e não fará mais parte da tabela nacional a partir deste ano.

- O Vasco votou a favor (da extinção) e houve um consenso de que não haja mais clássicos em sequência no fim do Brasileiro. Pode até acontecer um, mas não achamos produtivo como está. Então, isso acabou – explicou o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, que esteve na reunião.

Um dos motivos para a decisão foi o maior policiamento necessário para cobrir dois jogos simultâneos na mesma cidade. O modelo com clássicos na reta final foi instituído pela CBF em 2011 para evitar que os jogos das últimas duas rodadas percam emoção quando um clube se tornar campeão antecipadamente. Além disso, evitar que uma equipe sem ambições no fim do torneio não leve a sério um jogo contra um postulante ao título ou a uma vaga na Libertadores.

Notadamente, casos que chamaram a atenção aconteceram em 2009 e 2010. Com o Flamengo dependendo de uma vitória sobre o Grêmio na última rodada, em 2009, o time gaúcho escalou  reservas para o confronto no Maracanã. Se o Grêmio ao menos empatasse aquele jogo, o campeão seria o arquirrival Internacional. Ao fim dos 90 minutos, o Flamengo suou muito, mas venceu por 2 a 1, de virada, e ficou com a taça.

No ano seguinte, o Fluminense, que disputava o título ponto a ponto com o Corinthians, enfrentou e venceu nas últimas rodadas, fora de casa, os desinteressados Palmeiras e São Paulo. O derradeiro rival foi o já rebaixado Guarani, que mandou a campo um time de reservas. A vitória do Flu foi muito difícil, por 1 a 0, e valeu o título.

Por: Globo Esporte
Foto:

5 respostas a SÉRIE A 2013

  1. RAFAEL disse:

    kkkkkkkkkkkk esta mudança não vai afetar em nada nosso CLUBE NAUTICO pois somos os UNICOS de PERNAMBUCO na SERIE A kkkkkkkk então não teriamos classico mesmo chora cachorra do mangue kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu me acabo de rir kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Théo Sabiá disse:

    Como sempre mais uma decisão suspeita e que só contribui ainda mais para enterrar definitivamente alguma sombra de seriedade nas hostes da famigerada CBF (Confederação Brasileira das Falcatruas). É o que poderia se chamar de “a volta dos arrumadinhos”. É o futebol tupiniquim cada dia mais podre e mais medíocre, enquanto a banda segue tocando afinada regida pelos pilantras e corruptos que a comandam. Também, o que esperar de um mala sem alça jurássico, político, e sem caráter que, a exemplo do seu antecessor, faz e desfaz sem que ninguém o questione, enquanto enterra o nosso esporte Bretão no mais fétido dos lodos. A cada dia sinto mais nojo do futebol. Impossível torcer pelo sucesso disso, em meio a tanta indecência, sujeira e desonestidade. Estão conseguindo matar uma das minhas paixões de infância. VADE RETRO!

  3. Murilo Malta disse:

    Cara, a unica ideia boa da CBF era a ultima partida com clássico.
    primeiro acaba os arrumadinhos.
    depois valoriza os ultimos jogos de quem nao luta por mais nada.

    agora vai ser um tal de decidir campeonato contra o time de juniores do rival, para prejudicar um time local. como o flamengo contra o gremio, lembram.

    palhaçada.

  4. Bruno Marinho disse:

    Pra mim isso não faz diferença.

  5. Douglas Ferraz disse:

    Agora não tem problema nenhum! Ja tivemos o maior presente. VER A COISA REBAIXADA NO CALDEIRÃO EM NOSSO ÚLTIMO BRASILEIRO JOGADO LÁ, jaque agora vamos jogar na Arena. E mesmo que tivesse clássicos na ultima rodada, que pena, estamos sós na Elite Hahahahahahaha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


8 + 5 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>