Libertadores 1968 / Sul-americana 2013

Agora sim, novamente classificado a um torneio internacional da Conmebol. A Copa Sul-americana desta temporada será a segunda participação da história do Náutico em um torneio além da fronteira brasileira.

Repete o pioneirismo pernambucano na Taça Libertadores da América de 1968. Naquele ano, o Timbu integrou o grupo 5, ao lado de Palmeiras e dos representantes venezuelanos, Deportivo Portugués e Deportivo Galícia.

No campo, o Náutico venceu dois jogos, empatou dois e perdeu outros dois. Teria se classificado à segunda fase da disputa continental. Teria. Um erro inacreditável na compreensão do regulamento eliminou o Alvirrubro.

Na quinta rodada, numa Ilha do Retiro com 7.919 torcedores, o Náutico venceu o Portugués por 3 x 2. Oficialmente, derrota por 1 x 0. Isso porque o time perdeu os pontos por ter feito duas substituições.

O regulamento da Fifa permitia isso. A fórmula da Libertadores também permitia duas mudanças, desde que uma fosse o goleiro. No caso, foram dois jogadores de linha que entraram. Pior, a delegação venezuelana chegou a advertir os alvirrubros, como relata a edição do Diario de Pernambuco na época.

Confira as imagens dos jogos do Timbu na Libertadores, do arquivo do Diario. Nota-se que a produção noturna era um empecilho na época.

21/01 – Náutico 1 x 3 Palmeiras, na Ilha do Retiro, com 8.004 pagantes

Taça Libertadores 1968, 1ª fase: Náutico 1 x 3 Palmeiras. Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

27/01 – Deportivo Portugués 1 x 1 Náutico. Ivan Brondi empatou para o Timbu

Taça Libertadores 1968, 1ª fase: Deportivo Portugués 1 x 1 Náutico. Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

31/01 – Deportivo Galicia 2 x 1 Náutico. O 2º gol do Galicia foi irregular

Taça Libertadores 1968, 1ª fase: Deportivo Galicia 2 x 1 Náutico. Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

11/02 – Náutico 1 x 0 Deportivo Galicia, com 7.302 pessoas. Nino marcou.

Taça Libertadores 1968, 1ª fase: Náutico 1 x 0 Deportivo Galicia. Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

14/02 – Náutico 3 x 2 Deportivo Portugués* (0 x 1, o placar oficial)

Taça Libertadores 1968, 1ª fase: Náutico 3 x 2 Deportivo Portugués (placar oficial, Náutico 0×1). Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

03/03 – Palmeiras 0 x 0 Náutico. O ponta direita Miruca teve um gol anulado.

Por: Cassio Zirpoli/DP

3 respostas a Libertadores 1968 / Sul-americana 2013

  1. wilton Carvalho Jr disse:

    Olha onde já estivemos e onde estamos hoje. Que decadência.

  2. elcio junior disse:

    Essa substituição errada foi proposital para que o Náutico não seguisse na competição que na época era deficitária . Na época a libertadores não tinha a importância que têm hoje.

  3. Fabio lima disse:

    E O QUE EU SEMPRE DIGO:REGULAMENTOS DEVEM
    SER LIDOS,E TEMOS UM DEPARTAMENTO JURIDICO
    PARA FAZE-LO,MAS NAO O FAZEM.
    SAO PAGOS PARA ISSO,MAS FAZEM UM PESSIMO TRA
    BALHO,VIDE A SITUAÇAO DESSAS FINAIS DO CAMPEO
    NATO EM QUE CARTOES VERMELHOS SERVIRAO DE CRI
    TERIO DE DESEMPARTE.COITADOS DOS NOSSOS ARBI
    TROS,SERAO ASSASSINADOS OU ACHINCALHADOS POR
    CONTA DA FALTA DE VERGONHA NA CARA DOS QUE FA
    ZEM O NOSSO FUTEBOL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


1 + = 5

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>