Um ano depois de ser baleado, Lucas Lyra celebra a vida e a família

Há um ano, a vida do jovem Lucas Lyra, 20 anos, foi definida da seguinte maneira: 1%. Essas eram as chances que o torcedor do Náutico tinha de sobrevivência após ser baleado na cabeça durante a partida do Timbu contra o Central, no dia 16 de fevereiro do ano passado, nos Aflitos. Lucas ficou ao lado da morte em muitos momentos – os próprios médicos davam esse prognóstico pessimista. Ele, porém, lutou contra essas previsões e demonstrou que milagres são possíveis. Mesmo sem estar acordado em muitos momentos, Lucas marcou um belo gol pela vida. Sobreviveu e agora comemora com a sua arquibancada, que nunca o abandonou – nem mesmo nas horas mais difíceis: a família. O dia 16 de fevereiro não é lembrado mais como uma data triste. É o segundo aniversário dele.

A melhora de Lucas, todavia, não foi fácil. Foi dolorida principalmente no início, quando ele ainda estava em estado de coma. Diversas infecções colocaram a vida dele em risco em muitos casos. Tanto que os médicos deram apenas 1% de chances. Apesar dessa porcentagem indicar desesperança, os familiares não deixaram de acreditar. “O 1% foi da medicina e os outros 99% vieram de Deus. O milagre aconteceu”, disse a mãe de Lucas, Cristina Lyra, que não deixou o filho sozinho uma única vez desde que ele foi hospitalizado. “São dez meses que não vou para casa. Sempre durmo com ele”, conta.

Felizmente, a fé de Cristina foi recompensada. Ele não só sobreviveu como surpreendeu os médicos na recuperação. Voltou a falar em novembro – as primeiras palavras foram ‘mãezona’ e hoje já tem parte dos movimentos dos braços e das pernas. A bala continua na cabeça, mas isso não impede que ele faça planos para quando sair do Hospital Português, onde está na ala de clínica médica após obter alta neurológica, na semana passada. “Quero dar um abraço nas pessoas que me amam”, diz ele soltando carinhos para a mãe e para a irmã.

O abraço é só o primeiro passo de Lucas – que em julho recebeu aposentadoria por invalidez. Ele pensa em voltar a fazer as atividades que praticava antes do acidente. “Quero fazer parkour e andar de skate”. Ele também tocava maracatu e é incentivado pela irmã a retomar essa atividade.

E o futebol? Bem, apesar de ter sofrido com a violência no futebol, Lucas não esquece a paixão pelo Náutico. No quarto do 11º andar do hospital, há uma flâmula do Timbu e livros do clube. Ele também sempre pergunta sobre os resultados alvirrubros e deseja conhecer o técnico Lisca. “Quero dizer a ele que arrume meu Náutico”.

Para comemorar a vitória de Lucas Lyra, haverá uma missa neste domingo, no Hospital Português, às 8h50. Será o momento de celebrar não só a vida como também para pedir paz nos estádios. “A realidade tem que mudar”, afirma Cristina lembrando que recebeu ajuda de muitas pessoas ligadas ao futebol. “Recordo da caminhada que as três torcidas fizeram juntas. Por um dia foi possível a paz”.

Por: Thiago Wagner/Blog do Torcedor
Foto: Fábio Jardelino e Edmar Melo

27 respostas a Um ano depois de ser baleado, Lucas Lyra celebra a vida e a família

  1. TIMBU REI disse:

    LUCAS, DEUS ESTÁ COM VC, E PRA FICAR MELHOR, O NÁUTICO VAI TE PRESENTEAR COM UM TÍTULO.

  2. luizc disse:

    O marginal estar ainda preso? tem de estar não é? que DEUS ilumine sempre tua vida garoto, quando melhorar mesmo o nautico tem de fazer uma homenagem para o garoto .

  3. jalber osnir disse:

    Esse Herbert parece que é ateu . É isso mesmo rapaz , primeiramente e acima de tudo e de todos é agradecer a Deus , os outros vem depois .

  4. fernando rocha disse:

    QUE ALEGRIA PRA TORCIDA ALVIRUBRA, TER DE VOLTA ESSE RAPAZ QUE VIBROU TANTO POR ESSE MANTO SAGRADO. NÃO ERA PRA VC. PARTIR DESSA MEU CARO COLEGA, AINDA MAIS VINDO DESSES NOJENTOS DA COISA. DEUS NÃO IA DEIXÁ-LO IR EMBORA DESSE JEITO. MUITA SAÚDE E PAZ. QUE DEUS TE ABENÇOE.

  5. timbarretado disse:

    PARABENS LUCAS , VOCE ESTARA COM MUITA SAUDE PARA VIBRAR COM MUITAS CONQUISTAS. PARABENS CONSELHEIROS DO MTA. ONTEM REUNIAO HISTORICA.

  6. Elba disse:

    Não vejo a hora de vê-lo assistindo mais um jogo do nosso timbu, a esse jogo quero estar presente sim: para aplaudí-lo de pé, garoto. Você representa a garra, a vitória e a superação que tanto almejamos para o nosso time de coração. Que Deus continue iluminando você e toda sua família.

  7. Bruno disse:

    Força garoto! Que Deus continue provendo sua vida e Nossa Senhora das Graças te abençoe sempre.

  8. justiça disse:

    desistir nunca,render-se jamais!!

  9. wellington benevides de carvalho disse:

    Ai lucas lima muita garra muita fé em Deus.
    parabens aos familiares ,amigos e a todos envolvidos na sua recuperação….

    a policia devia nos dias de classico montar uma arena ao lado dos estadios para os valentões destas torcidas …
    quem veio assistir ao jogo entrem tranquilos. agora voces valentões querem brigar entrem aqui nesta arena voces tem 90 minutos para brigar….eu duvido que aparecece 10 caras pra brigar….esses marginais gostam de pegar os outros em menoria 15 pra bater em 1….vamos divulgar eu quero ver os valentes no classico contra o santa cruz……esta aberta as inscrições.

  10. Aldo Sá disse:

    Como é bom ler uma notícia como esta.

    A recuperação de Lucas, além de tudo que representa para ele e sua família e amigos é um consolo para os que gostam de futebol, pois, para nós, era um constrangimento saber que o esporte foi a causa de um ato que ppôs em risco a vida e o futuro de um ser humano.

    Que ele melhore continuamente e possa voltar ao convívio de todos.

  11. Paulo Aragão disse:

    Herbert,Os médicos, enfermeiros e o hospital, não fizeram mais do que suas obrigações. Temos que acabar com essa historia de ficar achando que devemos alguma coisa, para aqueles, que se prontificaram em cuidar das pessoas, até porque, se formaram e recebem pelas suas atividades. Demos de agradecer sempre a Deus, pela melhora do Lucas. Agora, se o tratamento foi feito de graça. Ai retiro o que escrevi.

  12. Robson César disse:

    Quem tem fé tem tudo.Lógico que a família tem que agradecer aos Médicos,Farmaceuticos,Enfermeiros e outros Profissionais que o ajudam no dia a dia.Os Profissionais afirmaram existir percentual pequeno de sobrevivência.
    Deus sim é o principal responsável por sua recuperação.

    • caros amigos alvirubros de ultima mão…. nautico negocia com marcelinho paraiba ex sport gilberto lateral e meia ex seleção brasileira a volta de eduardo ramos q hj esta no remo e aloisio chulapa ex são paulo anotem e me cobrem esta tudo bem encaminhado

  13. Herbert disse:

    Não vejo aqui uma palavra de agradecimento aos médicos,enfermeiros e ao hospital. os verdadeiros responsáveis pelo bem estar de Lucas. Ingratidão.

  14. Ricardo disse:

    Força garoto. Com Deus somos tudo, sem Deus somos nada. Parabéns pela sua recuperação.

  15. JOSÉ FIRMINO disse:

    FORÇA GAROTO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    JESUS ESTÁ DE DANDO MAIS UMA OPORTUNIDADE, O PIOR JÁ PASSOU.

    O PERCENTUAL QUE OS HOMENS TE DERAM É FICHINHA DIANTE DO PODER DE DEUS.

    AGRADECER SEMPRE, ESSE É O LEMA!

  16. Bruno Marinho disse:

    Força garoto.

  17. Bruno Barreto disse:

    Força Lucas q DEUS abençoe vç e sua família

  18. Luiz disse:

    Que Deus ilumine vc e sua família mais ainda nessa jornada Lucas parabéns pela essa vitória maravilhosa, abraço…

  19. timbu de verdade disse:

    Deus ilumine lucas seu caminho,
    espero que voce recupere o tempo perdido
    e que a violencia acabe no futebol.
    é por estorias como a de lucas ( que graças a Deus teve um final feliz) que combato tanto os comentarios de alguns torcedores que apoiam o que a torcida organizada do corinthians fez.
    e que pregam a violencia como forma de empurrar o time.

    a vioelncia so tras tristeza.
    deixei de ir a campo, por causa da violencia.

    e a mesma será um dos motivos de deixar de acompanhar o futebol.

    vou ler estorias de contos de fadas como me sugeriu o sr george.

    paz amigos e amigas torcedores de nautico, sport e santa cruz.

    que a rivalidade fique sempre nas brincadeiras e humor, e nunca mais leve um garoto do bem passar 1 ano de sua vida num hospital.

    chega de violencia!!!!

  20. Herbert disse:

    não esqueçam de agradecer aos Médicos e ao Hospital…….

  21. Herbert disse:

    não esqueçam de agradecer aos Médicos e ao Hospital……

  22. José Melo disse:

    Parabéns Lucas pelo seu “aniversário”, peço a DEUS que nos ilumine a todos e de modo especial a você, que todo o sofrimento, toda a fé, toda a determinação que você e sua família demonstraram e demonstram, seja plenamente recompensados. que nós torcedores entendamos que futebol é só um lazer, uma diversão, não justifica agredir, ferir ou matar alguém por causa do futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


1 − 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>