OURO

“Quem vive de passado é museu”. A frase de Yane Marques poucos minutos após a conquista da medalha de ouro no pentatlo moderno dos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile, no sábado, poderia sugerir até uma certa arrogância. Isso para quem não conhece a pernambucana de Afogados da Ingazeira. Com a mesma simplicidade e simpatia de sempre, a atleta de 30 anos só tentou mostrar que apesar do sucesso nas últimas duas temporadas, quando conquistou o bronze nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e a prata no Mundial de Kaohsiung, no Taiwan, em 2013, não se agarra ao favoritismo e tampouco se sente uma estrela na delegação brasileira de 481 atletas que representará o país na principal competição da América do Sul até dia 18 de março.

Embora reconheça que sua conquista tenha trazido algumas mudanças na sua vida, Yane sabe que ainda tem muito trabalho pela frente e segue com os pés no chão. Tanto que, mesmo após dois anos de seu maior feito, a nova campeã sul-americana da modalidade reconhece que a ficha ainda não caiu. Não que a pernambucana tenha ficado surpresa com seu desempenho, mas pela dimensão da conquista num esporte sem qualquer tradição no país do futebol.

- Subir no pódio olímpico foi um sonho conquistado, mas o bronze passou. Sinceramente, até hoje a ficha ainda não caiu. Acho que só terei a verdadeira dimensão do meu feito quando eu parar de competir. Esse lance de favoritismo é complicado, nunca me apego a isso. Não sou a melhor, mas devo estar fazendo alguma coisa certa porque todas as meninas treinam tanto quanto eu. Sinceramente, não me sinto uma estrela. Às vezes percebo que alguns atletas me olham diferente, mas na mesma hora eu finjo que elas estão me olhando da mesma forma. Afinal, estamos no mesmo barco e na mesma luta. Assim como eu acordo cedo para correr, eles também para treinar – afirmou a atleta, que ainda teve que encontrar fôlego para cantar o Hino Nacional após sua conquista já que o sistema de som da competição falhou por problemas técnicos.

Yane sabe que sim, principalmente graças a parceria vitoriosa com o técnico Alexandre França. Se a pernambucana tem mandado bem nas cinco modalidades de sua prova (corrida, esgrima, hipismo, natação e tiro), o responsável por sua aparição no pentatlo moderno também tem feito muito bem seu dever de casa.

Ex-jogador de basquete, o mineiro de Belo Horizonte reconhece que se sentiu como um peixe fora d´’agua quando teve a ideia de criar uma seletiva com atletas de biatlo para formar uma equipe de pentatlo moderno e apostar na modalidade em Recife, principal polo do esporte atualmente no país e cidade onde morou por muitos anos.

Mas o pulo do gato ainda estava por vir. Depois de resistir por mais de um ano, Alexandre foi convencido pelo PHD em bioquímica, Luiz Cláudio Cameron, o L.C., a incluir seu projeto, chamado bioquímica em exercício, na preparação das meninas. O que parecia loucura, virou os treinamentos de cabeça para baixo e influenciou diretamente nos resultados.

- Eu briguei quase um ano com ele até ser convencido a abraçar o projeto. As pessoas falaram que eu era maluco, mas o L.C. desceu do pedestal dele de cientista para entender o mundo esportivo e adaptar esse estudo aos treinamentos. É inovador e bombou 100%, tanto que o COB  está selecionando outras modalidades para adotarem o projeto – explicou Alexandre.

A coisa deu tanto certo, que Yane atualmente está entre as quatro melhores atletas da atualidade na modalidade. Os números da atleta pernambucana são tão impressionantes, que ela é a única do mundo a se manter no top 5 nos últimos três anos. Se não bastasse isso, a campeã dos Jogos Pan-Americanas de 2007, no Rio de Janeiro, e vice na edição de 2011, em Guadalajara, está no seleto grupo de apenas quatro atletas medalhistas em Olimpíadas e Mundiais na história.

Yane Marques só espera que a cereja do bolo de uma carrreira que começou por acaso há 11 anos seja daqui a dois anos, no quintal de casa. Isso, no entanto, não significa que após os Jogos de 2016 a principal referência do pentatlo moderno do país irá viver dos louros do passado e se transformar num “museu”.

- Temos que renovar o pentatlo moderno. Estou com 30 anos e provavelmente a Olimpíada do Rio será minha última. Não sei se vou me aposentar depois de 2016. Vou continuar treinando, mas quero aproveitar um pouco minha vida e fazer com o pentatlo não seja mais a prioridade do meu dia a dia como é atualmente – explicou.   

* O repórter Gabriel Fricke viaja a convite do COB

Por Gabriel Fricke* e Marcello Pires/Globo Esporte

8 respostas a OURO

  1. Dioclécio Diniz disse:

    YANE MARQUES deveria receber da diretoria do clube náutico capibaribe ,uma homenagem a altura da profissional que ela é , com o patrocínio do clube náutico capibaribe e uma placa com seu nome na sede do clube.

  2. Marcos Wanderley Soares da Silva disse:

    Corroboro com o Barros Carvalho,uma atleta de nível internacional e torcedora do náutico, nunca teve uma homenagem digna, por exemplo entra em campo antes de um grande jogo e recebe um simples buquê de flores. Se esses diretores não deixarem de ser amadores, nosso Timba, nunca chegará ao topo do cenário nacional do futebol.

  3. RINALDONAUTICO disse:

    PARABÉNS YANE!!!

    VOCÊ É UMA ALVIRRUBRA ARRETADA…

    LEMBRO-ME QUANDO VOCÊ DESFILOU NOS AFLITOS QUANDO GANHOU O OURO NO RIO DE JANEIRO (SULAMERICANO)

  4. RAFAEL NÁUTICO disse:

    PARABÉNS YANE.

  5. Erivaldo de Barros Carvalho disse:

    Vou te dizer uma coisa: o Náutico é um clube dirigido por amadores. Essa menina em todo lugar que vai, fica elevando o nome do Náutico sem ganhar nada em troca, não recebe um pirulito por isso! Vejam o Anderson Silva, onde vai se apresenta com patrocínio do Corinthians, tem também o Frank Caldeira com as cores do Cruzeiro. Só esse clube de rapariga que não patrocina essa guerreira que poderia muito bem levar o nome do Timba para os quatro cantos do mundo. O marketing desse clube é próximo do zero!

  6. henrique Silva disse:

    Parabens. Espero que depois de se aposentar do seu esporte, vc seja dirigente do nosso Clube, emprestando toda sua experiencia.

  7. Bruno Marinho disse:

    Parabéns a grande Alvirrubra Yane Marques.

  8. GRANDE ATLETA PERNAMBUCANA E ALVIRRUBRA YANE MAIS UMA VEZ NO PÓDIO.ESPERO QUE A ATUAL DIREÇÃO TIMBU FAÇA UMA JUSTA HOMENAGEM A ESSA GRANDE DESPORTISTA APÓS O SULAMERICANO DO CHILE. SAUDAÇÕES C.N.C ,HEXA É LUTA!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


− 1 = 2

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>