O diretor de futebol do Náutico, Adelson Wanderley, tem um curto espaço de tempo (11 dias) para fechar pelo menos cinco contratações até a reapresentação dos jogadores, a 2 de janeiro, pois a pré-temporada começa a 3, em Caruaru. Até o momento foram contratados quatro jogadores: o goleiro Marcelo Valença, ex-Remo, o lateral-direito Marcos, ex-Paysandu, o zagueiro Humberto, ex-Santa Cruz, e o lateral-esquerdo Rubens, que renovou sua permanência no clube.
Contando com esses quatro jogadores, o Náutico possui, até o momento, 15 atletas. Os outros são os goleiros Gilberto e Rodolpho, o lateral-direito Paulo André, o zagueiro Sílvio, os volantes Fábio, Adílson e Luciano, e os atacantes Cláudio, Kuki, Rodrigo Gama e Almir.
Adelson Wanderley pretende, hoje, divulgar o nome de mais um zagueiro. Érlon, que vinha negociando a renovação de contrato, ainda não deu uma resposta, mas dificilmente vai aceitar a proposta do clube. Além disso, o nome de Lima voltou a ser bastante comentado. O jogador foi bicampeão (2001/2002) pelo clube, mas se transferiu em agosto para o futebol português. Ele voltou ao Recife e teve uma conversa com ex-diretor Sérgio Lins, mas nada ficou acertado.
Segundo Adelson Wanderley as dificuldades são grandes, porém, ele garante que os contatos estão sendo mantidos, e cinco jogadores ficaram de dar uma resposta. O Náutico precisa de mais um lateral-esquerdo, dois meias, um atacante e dois zagueiros para iniciar a temporada de 2003.
“O tempo é curto, mas estamos fazendo o possível para fecharmos todas as negociações antes do início da pré-temporada. Os contatos estão sendo mantidos e acredito que teremos condições de anunciar alguns nomes”, explicou Adelson Wanderley.
O dirigente alvirrubro adiantou que a maior dificuldade está sendo contratar os dois meias e um atacante. “As negociações estão encaminhadas. O problema, como sempre, é financeiro. Não posso passar por cima da política do clube, pois não adianta contratar e não poder pagar. Por isso, há a dificuldade de trazer de imediato dois meias e mais um atacante.
Com mais sete contratações e a promoção de mais três garotos dos juniores (já há Luciano, Almir e Paulo André), o elenco será fechado pelo técnico Givanildo Oliveira, pelo menos para o início do Campeonato Pernambucano, que começará no dia 19 de janeiro. No entanto, segundo Adelson Wanderley, outro fator vem atrapalhando as contratações. “Ainda não sabemos como ficará a questão do Campeonato do Nordeste e do Pernambucano. Não sabemos quem serão os patrocinadores e qual a cota de cada clube.”