A competição que começou nesta quarta-feira (09/11), com a vitória do Náutico por 4×1 AABB/Acre, e vai até a próxima terça-feira (15/11) – data da grande final, está sendo disputada no Ginásio do CT Vasco Barra, no Rio de Janeiro.
Ao todo são doze equipes representando nove estados da federação, que lutam pelo posto mais alto do torneio. A fase decisiva está dividida em dois grupos, com seis times em cada um. Na cabeça de chave de cada grupo estão Vasco da Gama (RJ), anfitrião do campeonato, na chave F e o Clube Náutico Capibaribe, atual campeão da categoria, na chave G.
Os outros times da chave F são I.S.B.A./DataGeo (BA), o Sercesa (RS), o Cabo Branco (PB), o Recanto da Criança (AM), e a Tuna Luso Brasileira (PA).
Na chave G o Náutico terá como adversários a AABB (AC), o Fluminense (RJ), o Mace (MS), o Real (PB) e o Luis Alves (SC).
O clube pernambucano treinou forte durante 40 dias pensando na competição. Os atletas deram um tempo na disputa do campeonato estadual para defenderem o título conquistado no campeonato do ano anterior. A base do time Timbu também conquistou um título importante nesse ano, que foi o título da Taça Brasil Sub-17, disputado na cidade de Belo Horizonte. O técnico alvirrubro José Ricardo Silva (o Batata), explicou que o grupo para essa competição está renovado. Mesmo assim ele acredita que poderá lutar pelo título. “A equipe é renovada, porém muito regular. E com essa regularidade nosso objetivo é chegar entre os quatro melhores, para depois começarmos a pensar no título.”
O equilíbrio é a maior característica das competições de base, analisa José Ricardo. Para ele o diferencial de seu estado é que os pernambucanos vêm muito bem nesse ano, nesse tipo de categoria, o que cria uma grande expectativa em torno da participação do Náutico na Taça Brasil. Ao mesmo tempo ele diz que a chave G está muito parelha em relação aos clubes participantes. “Temos o Luis Alves, proveniente do tradicional futsal catarinense, além do Fluminense que foi muito bem nas eliminatórias. Ainda destaco o Real, da Paraíba, que é um clube muito aguerrido. Vamos ter muito trabalho, mas também daremos muito trabalho”, sorriu.