HISTÓRIA

Os Mutantes incendiavam o Festival da Canção.

Ao som de Caminhante Noturno.

Festival que trazia a antológica ‘Andança’.

Cantada por Beth Carvalho e pelos Golden Boys.

Quatro bombas explodiam no Rio de Janeiro.

Marcelo Caetano assumia o governo em Portugal.

O que não era o mesmo mas era igual.

Enquanto isso, naquela mesma noite.

O Náutico era um caminhante noturno no Maracanã.

Lanterna do Robertão.

Crucificado pelo Botafogo de Gerson.

Botafogo que devolveu o 4 x 2 de 1955.

4 x 2 do Torneio Cidade de Belo Horizonte.

No primeiro jogo oficial entre alvirrubros e alvinegros.

O segundo jogo oficial?

Foi no dia 26 de setembro de 1968.

Como foi o jogo?

O Náutico era um time ferido.

Maltratado pela CBD.

Entrara na marra no torneio.

Aquele era o sétimo jogo do Timbu no campeonato.

Pasmem!

O sexto fora de casa.

O Náutico empatara com Grêmio e Internacional em Porto Alegre.

Porém, perdera para os mineiros no Mineirão.

Agora teria a ingrata missão:

Enfrentar Jairzinho e Roberto na Cidade Maravilhosa.

O Náutico coloca oito jogadores na retranca.

Fraga colou em Jair.

Limeira em Roberto.

Mas aos 8′ Carlos Roberto entrou pela meia.

Botafogo 1 x 0.

Pouco depois, o Papagaio.

Gerson entra tabelando e aumenta o marcador: 2 x 0.

Botafogo cochila?

Zé Carlos diminui aos 19′: Botafogo 2 x 1 Náutico.

Lançamento.

Fraga se desequilibra.

Roberto passa na velocidade e vence Válter: Botafogo 3 x 1.

Faltava o gol do futuro Furacão.

Aos 41′ Jairzinho dribla toda a defensiva alvirrubra.

Dribla Válter.

Entra com bola e tudo: Botafogo 4 x 1.

Mas o jogo não acabara.

Exibindo uma raça incomum.

Ramos diminui aos 2′ do segundo tempo: 4 x 2.

O Náutico avança e obriga o arqueiro Cao.

A se tornar o melhor jogador do segundo tempo.

Mas falta Bita.

Jardel não é Ivan nem Salomão.

Ladeira está bem marcado por Leônidas.

Paulo César Caju dribla Toinho quando quer.

No dia seguinte Saldanha reclama:

A política de vender jogador acabou com o Náutico de 1967.

Esquece Saldanha.

A tabela ingrata.

Esquece Saldanha.

Que o Botafogo é uma máquina.

Dos onze jogadores em campo do lado alvinegro.

Quatro serão tricampeões em 70.

Mas o tempo é ingrato.

Em 1968, o Botafogo seria campeão carioca.

Como o Náutico.

Depois de 1968?

O Botafogo aguentou um tempo.

E depois saiu vendendo seus craques. Virou lugar-comum.

Lição para o jogo de quarta-feira?

OK.

O empate é a véspera da derrota…

Uma resposta a HISTÓRIA

  1. Júlio de Lemos disse:

    Prezado ROBERTO VIEIRA,

    TEMOS QUE NOS SUPERAR, MAIS UMA VEZ, E VENCER!!!!!!

    EMBORA, CLARO, ACHE QUE GENINHO ESTÁ PECANDO POR ESCALAR VAGNER.

    SERIA MELHOR UM "CABO DE VASSOURA FINCADO NO CHÃO COM A CAMISA NA PONTA"… OU UM CONE…

    MAS, VAMOS VER SE ELE "QUEIMA MINHA LÍNGUA"…

    Saudações Alvirrubras!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


9 − = 2

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>