Uma entrevista para dar fôlego ao basquete alvirrubro

Confira a entrevista feita pelo repórter Ana Campos da Equipe NauticoNET com o técnico Roberto Fernandes.

É com grande satisfação que a NauticoNET traz para seus leitores várias notícias sobre o basquete alvirrubro. Uma iniciativa que dará o pontapé inicial na forte parceria que o site manterá com os esportes amadores do Glorioso Clube Náutico Capibaribe.

As informações que chegam até vocês agora são fruto de um papo descontraído com Zenildo Serrano, técnico de todas as categorias de basquete masculino do Náutico. Mais conhecido pelo apelido de Neném, pois era o caçula em sua família, ele declara seu grande amor às cores alvirrubras falando com orgulho que nasceu dentro do Náutico. “Morei em uma casa onde hoje é o estacionamento do Náutico”, diz em alto e bom som. Irmão do diretor José Serrano e tendo sua vida inteira dedicada ao Náutico, Zenildo concedeu a seguinte entrevista, nesta terça-feira, 5 de agosto.

NauticoNET: – Quais campeonatos estão começando ou para começar?

Zenildo Serrano: – Hoje está tendo uma reunião na federação pernambucana para decidir as datas para os campeonatos infantil (até 14 anos), infanto-juvenil (até 16 anos) e adulto (acima de 19 anos). Está para começar também a Copa Recife para atletas do sub-17.

NauticoNET: – Quais campeonatos estão em andamento?

Z.S.: – O Campeonato Pernambucano Juvenil (até 18 anos) está no seu segundo turno. Perdemos o primeiro turno em um jogo que terminou com uma diferença de cinco pontos.

NauticoNET: – Quais os últimos títulos conquistados?

Z.S.: – Em 2006 fomos campeões invictos do sub-14 na Copa Pernambuco. Atingimos uma média de 96 pontos por partida. Em 2005, mais uma vez de forma invicta, vencemos a Copa SESC, válido como uma competição de nível N/NE.

NauticoNET: – Quais as chances de título em um futuro próximo?

Z.S.: – Todas as equipes podem ser campeãs. Até mesmo o Juvenil tem boas chances. No primeiro turno, na partida decisiva, estávamos na frente o jogo todo e no final erramos umas cestas e falhamos em alguns lances defensivos e acabamos perdendo.

NauticoNET: – Quais as formas de ser jogador do Náutico?

Z.S.: – Tudo começa na escolinha. Para um atleta que já sabe jogar e quer fazer basquete no Náutico é preciso fazer testes para avaliar o nível em que ele se encontra. Há espaço para todos. Tem turmas para iniciantes seja da idade que for.

NauticoNET: – Quais os principais problemas enfrentados pelo basquetebol alvirrubro?

Z.S.: – A falta de patrocínio. O sonho e a idéia é a profissionalização do basquete do Náutico. Mesmo com as dificuldades somos a quarta força do N/NE na categoria Adulto. As três equipes melhores colocadas são: a equipe do Cabo de Santo Agostinho, Campeã de 2008; a equipe da UNICAP, segundo lugar em 2007 e 2008; equipe da Faculdade Maurício de Nassau da Bahia, Campeões em 2007 e terceiros em 2008. Dos jogadores da UNICAP, 90% são ex-atletas alvirrubros que passaram no vestibular e jogam por uma bolsa de estudo. Com a profissionalização seria mais fácil manter os valores no Clube.

NauticoNET: – Quem você poderia citar como principais atletas formados no Clube Náutico Capibaribe?

Z.S.: – J. P. Batista é um exemplo. Jogador titular da seleção brasileira, atualmente joga por uma equipe da Lituânia e está cotado para ir para a NBA. Lauro Gonçalves está com grandes chances de, ainda este ano, ir para a Espanha defender a equipe do Barcelona. Tem também a atleta Polyana Saldanha que é jogadora da seleção brasileira sub-17.

NauticoNET: – Quantos atletas estão atualmente praticando Basquete no Náutico?

Z.S.: São uns 200 atletas no masculino e umas 100 atletas no feminino.

Ao final da entrevista comentei sobre os grupos de torcedores que se juntam para formar organizações de apoio e Neném lembrou-se que próxima segunda-feira, 11 de agosto, um grupo de alvirrubros também fará uma reunião para viabilizar o ressurgimento do SABAN, grupo de apoio ao basquete do Náutico que foi fundado em 1966, mas infelizmente está inativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


7 − = 2

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>