Jovem, mas já experiente. Esse é Liniker, um dos principais destaques do time do Náutico que vai disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Promessa do futebol alvirrubro, ele teve o currículo “manchado” quando, aos 40 minutos do segundo tempo, perdeu um pênalti que levaria o Timbu ao empate contra o Cruzeiro, em partida válida pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro sub-20 no ano passado.
O lance ainda não saiu da memória do garoto. Preocupado com a má impressão deixada – o pênalti foi batido de forma displicente – Liniker acredita que pode reescrever sua história no Náutico fazendo um bom papel na Copinha.
- Encaro essa Copa São Paulo como se tivesse que apagar tudo que fiz no Brasileiro, dar a volta por cima e ajudar os meus companheiros desta vez. Sei que daquela vez muita gente dependia de minha cobrança e isso pesa. Penso no coletivo não só em mim. Mas agora o jeito é dar a volta por cima – destacou.
A confiança demonstrada pelas palavras de Liniker encontra eco no treinador da base do Náutico, Sérgio China. Para ele, o pênalti perdido, nas condições em que ocorreu, serviu de aprendizado. E que se for preciso, ele escalaria o jovem para uma cobrança novamente.
- Ele tem muito potencial e muito a evoluir, assim como outros no elenco. Pênalti é algo emocional e se ele treinar bem e estiver confiante, baterá de novo. Mas, independente dessa questão acreditamos no futebol dele. Liniker não precisa provar mais nada. Só precisa ganhar ainda mais experiência, e a competição ajuda demais nesse aspecto – argumentou o comandante alvirrubro.
A Copa São Paulo reúne 100 times, divididos em 25 grupos com quatro times cada. Em cada chave todos se enfrentam e os dois mais bem classificados passam para a fase seguinte, além dos sete melhores terceiros colocados.
O Náutico está no grupo F, ao lado de Juventude-RS, Portuguesa-SP e Penapolense-SP, clube contra quem faz sua estreia neste domingo, às 14h00 (horário Brasília).
Por: Globo Esporte
Foto: Reprodução
Vale denunciar os interesses escusos das Organizações Globo na projeção de alguns clubes do país. Fica notório quando o site da globo.com beneficia alguns clubes expondo na página incial de cada time o tal Torcidômetro oferecendo a opção para o torcedor ou simpatizante clicar no time da sua preferência imediatamente medindo e divulgando o número de torcedores de cada clube na internet. Nas páginas dos chamados “grandes” como Flamengo, Palmeiras e até mesmo o série C (3ª divisão) Santa Cruz (colocado em 16º com 45 mil torcedores) existe a opção para receber o voto imediatamente. Já a página do Náutico (22º com 25 mil) sequer existe o link imediato na parte do ranking completo. Isso está do mesmo jeito a meses. Vamos denunciar pessoal! Que Brasil é esse???
Lineker peça pra Martinezte ensinar a bater penaltis,hoje vc fez gol,está dando a volta por cima
Começamos bem na copinha, Náutico 3 x 0 Penapolense. Boa garotada!!!!
Todos sabemos que o Marcos Vinícius vai para os profissionais, não por vontade desse Gallo, e sim por pressão da diretoria. Esse treinador tem que amadurecer e acabar com esse apadrinhado, pois a torcida do Goias, adorou a saida do Marcos Paulo e se prestasse o Curitiba liberaria o cara? foi pura indicação de mais um afilhado, tomara que estejamos errados. Torcida Sernáutico-Aracaju-SE
Nesta idade algumas coisas deveriam ser proibidas pelos formadoresd estes garotos, como simulação de falats, reclamar da arbitragem e penalti, deveria também ser proibido “inventar”. O penalti foi ridiculo, demorou uma eternidade após o apito do juiz para começar a andar, andar mesmo bem devagarinho e chegar na bola ficar parado, depois coloca uma bola cafofa no canto, atrasando para o goleiro.
Se bater pênalti fosse algo fácil, Zico, considerado o melhor do Brasil na época não teria perdido contra a França na Copa de 1968. Duas opçõees existem, cada uma tem prós e contras. Ou dá um bombaço tal qual em Fut.Salão ou se coloca no lado oposto ao lado que o goleiro definiu-se. Mas, goleiro experiente tal qual o do Cruzeiro, seleção brasileira Sub-20, ficou corretamente estático apenas esperando que nosso jogador chegasse à bola obrigando-o a chutar sem espaço. Daí a cafofa. Serviu de aprendizado para todos. ineker tem futebol para dar a volta por cima agora na Copa SP e dará.
Só corrigindo, a Copa foi 1986. Este fato nos levou aos pênaltis contra a França nos quais perdemos um com um bobaço de Júlio César na trave direita e outro foi Sócrates que bateu tal qual Liniker. Ou seja, ^não existe fórmula para pênaltis.
Garoto, perder penais acontece. Basta vc treinar bem esse fundamento e não inventar na hora de bater. E também não ter o Kieza como professor, pois esse é outro que precisa treinar bastante e está mal nesse quesito. Aproveite e treine mais que ele. Sorte e sucesso pra você.
Corretas suas observações. Liniker é um excelente jogador, alto astral e muito estimado entre demais atletas do FutBase pelo companheirismo e dedicação. Novo, tem um grande percurso a fazer. Aguardem que dará muitas alegrias ao Náutico.
Nesta partida a melhor coisa foi ver o Marcos Vinicus jogar, joga muito o garoto e se bem preparado(porque lembro que disseram que ele tinha um problema e ficava cansado com facilidade) pode sim ser titular, são poucos no futebol que tem a qualidade de passe dele.
Agora é preciso dá uma tranquilidade pra ele trabalhar e adquirir bagagem pra jogar ao lado de Elicarlos e Martinez.
Essa primeira fase do PE vai servir pra isto.