Já faz quase um mês que o volante João Ananias, do Náutico, machucou gravemente o joelho esquerdo, lesionando o ligamento cruzado anterior. Agora, o jogador já tem data para ir para a “faca” – a cirurgia será na próxima quarta-feira, nove de dezembro.
O médico do Náutico Fábio Ribas explicou as razões da demora para o procedimento ser efetuado. Segundo ele, o tempo faz parte de todo o processo de recuperação.
- A lesão dele causou um inchaço muito grande na articulação e isso não dificulta a operação em si, mas a reabilitação se torna mais trabalhosa. O ideal, não só para atletas, é diminuir esse derrame com fisioterapia e medicamento, que é o que João vem fazendo com a equipe do clube. Normalmente, isso dá entre três e quatro semanas. Por isso, o procedimento está pré-agendado só para a próxima quarta-feira.
A previsão de volta do atleta se mantém: a partir da data da cirurgia, cerca de seis meses são necessários para que o jogador fique à disposição para jogar. Ribas acredita que Ananias não vai levar mais tempo que isso.
- Pela característica física dele, acredito que a recuperação será boa. Ele é jovem, magro, se cuida bastante, não deve ter problema.
À reportagem do Globoesporte.com, Ananias demonstrou alguma pressa em relação à data da cirurgia, mas – apesar da frustração pela contusão – garantiu que vai se dedicar ao máximo para voltar o mais rápido possível.
- Há realmente a expectativa para fazer a cirurgia. Acho que até já devíamos ter feito, mas agora está mais perto do que longe. Nesse período, tenho feito a fisioterapia até para ajudar no pós-operatório. O que queria nesse momento era estar bem para poder voltar a jogar no próximo ano. Mas, se aconteceu, tenho que encarar de frente este desafio. E fazer tudo de maneira correta para ficar mais forte quando estiver liberado para jogar.
Por: Rômulo Alcoforado/Globo Esporte
Foto: NauticoNET
A diretoria eleita bem que poderia fazer uma avaliação da carga de treinamento empregada pelo Náutico, pois os casos de contusão de joelho estão muito acima da média dos outros clubes.
Volta logo João Ananias.