FPF

Que as federações estaduais de futebol arrecadam bastante, é público e notório. Mas essas entidades são, na verdade, máquinas de fazer dinheiro.

Vamos ao viés local, com a FPF. Além da taxa administrativa de 8% sobre todas as rendas brutas do campeonato pernambucano, a entidade dispõe de uma planilha de taxas de emolumentos para toda a movimentação do futebol local, tanto profissional quanto amador. Funciona quase como um “cartório do futebol”.

São 38 opções, de R$ 30 a R$ 350 mil, incluindo licenças para a criação de departamentos profissionais nos clubes, anuidades, transferências de jogadores divididas pelos salários (de 2 a mais de 50 salários mínimos), rescisões de contrato etc. O ato contendo todos os valores para a temporada 2015, de nº 009, foi publicado no site oficial da federação em 6 de fevereiro.

Em relação às taxas dos jogos, vale citar os dados as duas últimas edições do Pernambucano, de 2013 e 2014, quando o percentual subiu de 6% para 8% – a maioria das federações cobra 5%. No período foram 278 partidas, com bilheteria agregada de R$ 16.857.250. A FPF abocanhou R$ 1.348.580 da renda do Estadual. Somando tudo isso, entende-se o patrimônio líquido de R$ 5,6 milhões. Só em 2013 o lucro foi de R$ 1,8 milhão.

Curiosidade: na federação paulista, a taxa para criar um clube profissional é de R$ 800 mil. A FPF de lá é ainda mais rica.

Por: Cassio Zirpoli/Diário

9 respostas a FPF

  1. CADO I disse:

    Porque a grande mídia não divulga isso? Quanto ganha para ficar calada?

  2. eduardo.oliveira disse:

    E AINDA TEM AS TAXAS POR FORA COMO EXEMPLO PARA JUIZES AJUDAREM DETERMINADO CLUBE 50.000 MIL REAIS, PARA TER BANDEIRINHAS A SEU FAVOR 30.000 REAIS , TROCAR MANDO DE CAMPO E TER UMA AJUDINHA NA TABELA 20.000 REAIS. E´EVIDENTE QUE ELES NÃO FALAM NADA MAS QUEM TRABALHA NO PREDIO DA FEDERAÇÃO SABE DE TODO ESQUEMA.VOU DAR UM EXEMPLO MAIS PERTUBADOR, NO CAMPEONATO DE 2011 ANTES DA SEGUNDA RODADA DA FASE INICIAL DO CERTAME UM AMIGO COMUM A MIM E AO BRANCO QUE TRABALHA NA FEDERAÇÃO FALOU ME QUE O SANTA CRUZ IRIA GANHAR O CAMPEONATO. EU RETRUQUEI E DISSE QUE O TIME DO ARRUDA NAQUELA EPOCA ESTAVA DA SERIE D DO BRASIL E QUE DOS TRES ERA O QUE TINHA MENOS DINHEIRO PARA O ELENCO. ELE ME FALOU QUE NO FINAL EU IRIA VER , E QUEM FOI O CAMPEÃO? SANTA CRUZ. AMIGOS O FUTEBOL NO BRASIL ACABOUSE A MUITO TEMPO. ALEMANHA 7 X 1 BRASIL SE LEMBRAM? REFLEXO DE TUDO DE RUIM QUE EXISTE NESTA MERDA DE NAÇÃO .

  3. CADO I disse:

    VERGONHA! Quando isso vai acabar?

  4. Juvenal disse:

    TÁ EXPLICADO PORQUE ESTES VAGABUNDOS QUANDO COLOCAM A BUNDA LÁ NÃO QUEREM MAIS SAIR. E AS LIGAS SÃO PUTEIROS DA FPF.

  5. peso ao ministerio publico que procure investigar algumas ligas, e seu presidentes, que a muito vem fantasiando eleições, pra se perpetuar no poder e ter direito a voto pra eleger o presidente da federação tem liga que nem tem eleição e os time que eram filiado nem existe mais mais mesmo assim tudo e feito como se fosse antes só no papel, liga que tem presidente e ninguem sabe quem e a diretoria não se tem nem eleição e tudo fabricado tem cidade que não tem nem campeonato e os cara fabricam um campeonato peso ao ministerio publico que investigue que vai encontra muita irregularidade que vai culminar em algo mais alto.

  6. josemario disse:

    Louve-se o empenho de nossos dirigentes em assumirem tão pesado encargo em dirigir a FPF.
    Como diria o macaco: Não precisa explicar, eu só queria entender!

  7. Ricardo disse:

    Isso é o Brasil, uma vergonha em todos setores de nossa sociedade.
    Um país acostumado desde sua descoberta e colonização a ter pessoas desonestas como os nossos empresários e nossos políticos.
    Um país onde a corrupção corre solta e ninguém resolve porque o sistema não permite, pois todo mundo tem o rabo preso.
    Tudo aqui gera falcatrua. Isso está no sangue da nossa sociedade corrupta onde os fortes sempre serão fortes e os fracos sempre serão fracos.
    Vejam o que estão fazendo com a Petrobras.
    Isso é para forçar inviabilizá-la para depois os americanos comprarem e privatizarem.
    Imaginem o quanto de comissões os envolvidos devem está ganhando de repente vitaliciamente.
    Tudo é sujeira nesse país.
    Quanto a FPF dispensa qualquer tipo de comentário.

  8. Adelmo Loureiro disse:

    Essa é uma verdadeira MÁFIA…sem mais comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


− 1 = 8

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>