APRESENTAÇÃO

Goleiro Tiago Cardoso explica saída do Santa Cruz e se mostra à vontade no Náutico
Goleiro declarou não se via no Arruda em 2017 e por isso pediu para sair

Após seis anos no Arruda, Tiago Cardoso finalmente vestiu outra camisa de forma oficial. Deixou o tricolor do Santa Cruz e agora representa o vermelho e branco do Náutico. Uma mudança que foi vista como uma troca por alguns, mas que o goleiro que fez história no Arruda não enxerga do mesmo modo.

“Muita gente já fez essa pergunta. Eu creio que o trocar é muito forte. A gente não troca como se fosse trocar de carro. Acabou um ciclo no Santa Cruz. Houve um acordo entre a diretoria e eu e houve o interesse do Náutico. É um privilégio estar aqui. Se eu não me engano essa foi a quarta vez que o Náutico me procurou. Em 2008, 2011 e 2013 eles me procuraram e isso me fez aceitar o convite. O torcedor também me ajudou a decidir a vir para cá. O carinho foi enorme. O Dado também me deu chance de me recuperar no América-RN em 2010. Ou seja são vários fatores que me fizeram assinar com o Náutico”, explicou o camisa 1.

O Tiago que parecia infeliz no Arruda não é o mesmo que está no Náutico. Sorridente na maior parte da coletiva, o goleiro disse que não se via mais no Arruda em 2017. Afirmou que não fechou as portas, mas que não pensa em retorno em breve. Seu foco é passar um bom tempo defendendo o Timbu. “São muitos aspectos. Tudo começa com uma visão. Quando você não se vê fazendo uma coisa em tal lugar, não é para você estar ali. Eu não me via em 2017 defendendo o Santa Cruz. É difícil colocar os motivos aqui. É coisa pessoal. Tem coisa que não vale a pena colocar aqui. Sobre o futuro também não sei. Não sei se um dia volto, mas penso em ficar um bom tempo aqui. Sobre o futuro não quero pensar nisso.”

Perguntado como foi a chegada no clube e como está se sentindo na nova casa, Tiago era só sorriso. Não escondeu isso em momento algum da coletiva. Parece que todos os fatores estão contribuindo para que o Paredão se sinta à vontade e possa fazer o seu melhor.

“Eu creio que me senti bem à vontade. Fui muito bem recepcionado pelos funcionários. Seis anos não são seis dias. É diferente e é um novo momento. Vou procurar aproveitar da melhor forma difícil. Todos os dias eu olho o escudo e sei que todos estão necessitados de conquistas e vamos em busca disso. Um grupo unido fazem as coisas ficarem mais perto.”

Sem preocupação com o Clássico das Emoções

Apesar da estreia oficial de Tiago Cardoso ser no dia 24 de janeiro contra o Uniclinic pela Copa do Nordeste, no jogo seguinte ele se reencontrará com seu ex-time, com a torcida que tanto gritou seu e o viu levantar taças. Situação que ele sabe que será inevitável e ocorrerá seis vezes neste ano. Porém, prefere não pensar nisso.

“Eu creio que vai ter essa expectativa, mas vamos viver a cada momento de cada vez. Primeiro vamos ter a estreia e vamos deixar acontecer. Temos que ser profissional acima de tudo. Temos que tratar com profissionalismo. Estou no Náutico e vou dar o meu melhor. Uma coisa eu garanto, o melhor eu vou fazer para ajudar meus companheiros.”

Por: Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco
Foto: Daniel Gomes/Globo Esporte

17 respostas a APRESENTAÇÃO

  1. PEDRO NAUTICO disse:

    RUBEM MOREIRA ANTES DE MORRER QUANDO AINDA PRESIDENTE DA FPF, FALOU NUMA EMISSORA DE RÁDIO, QUE O CAMPEONATO PERNAMBUCANO ESTAVA FICANDO SEM GRAÇA A PARTIR DO MOMENTO QUE O SPORT ENTROU NO CLUBE DOS 13, SE REFERINDO AS CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA CUMPRIR COM SALÁRIOS ETC. REALMENTE, SE NÃO FOSSE O SANTA CRUZ ESTARÍAMOS COM UM ÚNICO CAMPEÃO EM PERNAMBUCO. a coisa.

  2. fabio lima disse:

    também tenho esses livros,davi lourenco!

  3. fabio lima disse:

    jose Firmino,querido,so quero te lembrar
    de uma coisa:o Corinthians ficou 23 anos
    sem ganhar um campeonato paulista,o pal
    meiras 16 anos e o botafogo 21 anos sem
    conquistar um titulo no rio e são clubes
    de grandes torcidas e que voltaram a ga
    nhar títulos depois dessas fases ruins.
    O Nautico hoje tem 1 milhão e meio de
    torcedores espalhados pelo Brasil e den
    ter os clubes do nordeste ocupa a quarta
    posição entre os grandes da região.
    precisamos de dirigentes que pensem e pro
    cedam mais profissionalmente trazendo re
    cursos e criando receitas.
    Temos uma grande torcida e isso vimos em
    jogos como o do Ceara quando haviam quase
    30 mil torcedores.

    • tony disse:

      E o que dizer do hexa pra cá?…
      48 anos e so ganhou sete títulos….
      Maldição do hexa ou o clube já nasceu perdedor, clube com mais de 115 anos com um pouco mais de 20 títulos, é uma vergonha!

  4. fabio lima disse:

    parabéns davi lourenço por exaltar as conquis
    tas do Nautico no seu período mais glorioso.
    você esqueceu de enfatizar as campamhas espe
    taculares na taca brasil onde o clube chegou
    a 4 semifinais,tendo feito em 1967,uma final
    contra o Palmeiras,jogo final no maracanã on
    de perdemos por 2×0.foi o primeiro clube do
    futebol de Pernambuco a figurar na taca liber
    tadores da américa e o segundo do nordeste
    atrás do esporte clube Bahia.
    existem também torneios que o Nautico dispu
    tou na Bahia e se saiu vencedor.
    o problema do clube hoje e não ter dado conti
    nuidade a sua expansão vista a partir de 1960
    diretorias incapazes,semi-profissionas e fal
    ta de recursos,fizeram o Nautico recuar ou re
    troceder no tempo.ainda assim,trata-se de um
    clube grande,de muita tradição e respeitado
    no cenário futebolístico nacional.

  5. JOSE FIRMINO disse:

    VEJAM O PREJUÍZO POR NÃO TER TÍTULOS . NÃO É A TOA QUE ATÉ HOJE NOS VANGLORIAMOS APENAS DO HEXA .

    É MUITO POUCO PARA UMA HISTORIA DE 115 ANOS . ESSA PESQUISA MOSTRA O PREJUÍZO DE VIVER APENAS DO PASSADO .

    MEU FILHO HOJE ESTÁ COM 20 ANOS , VEJAM QUE SÓ COMEMOROU TRÊS CAMPEONATOS : 2001 COM CINCO ANOS , 2002 COM SEIS E 2004 COM OITO .

    SÓ UMA COISA BOA O NÁUTICO NOS PROPORCIONOU ; ELE É MEU COMPANHEIRO PARA DIVIDIR AS ALEGRIAS ( MESMO SEM TÍTULOS ) E AS DECEPÇÕES COMO A BATALHA DOS AFLITOS , ATÉ A MAIS RECENTE COMO O FATÍDICO JOGO COM O OESTE .

    MAIS NÃO ME ARREPENDO DA MINHA ESCOLHA . SÓ TORÇO POR UM ÚNICO TIME DE FUTEBOL NO MUNDO, E SE CHAMA CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE . NÃO IMPORTA SE NA ALEGRIA OU NA TRISTEZA . ” QUEM TROCE NÃO ESQUECE JAMAIS “

  6. davi lourenço disse:

    Ibope / Pernambuco 1969
    Período: janeiro e fevereiro de 1969
    Público: n/d (dentro da pesquisa do Brasil)
    Margem de erro: n/d
    População estimada (IBGE/1970): 5.253.901

    1º) Náutico – 36% (1.891.404)
    1º) Santa Cruz – 36% (1.891.404)
    3ª) Sport – 28% (1.471.092)

    Nos anos sessenta, quando ganhamos vários campeonatos, tinhamos a maior torcida do estado

    RESPONDER

  7. REINALDO disse:

    FOI A MELHOR COISA QUE O TIMBA FEZ, JULIO É UM GRANDE GOLEIRO MAS TIAGO É UM GRANDE CAMPEÃO E O TIMBA TÁ PRECISANDO DISSO, DE GENTE QUE TEM CARISMA DE CAMPEÃO PRA VER SE PARA DE NADAR E MORRER NO OESTE.

  8. Fernando Guimaraes Silva disse:

    Tiago mão de lodo Cardoso, o maior frangueiro do ano

  9. Bloque disse:

    Apesar de considerar Júlio César muito melhor e identificado com a maioria da torcida, o jeito é desejar boa campanha a Thiago. Mas otimismo tem limite. Aguardemos.

  10. davi lourenço disse:

    Década de 1960: Reconhecimento nacional
    O tempo e a história encarregar-se-iam de provar que aquela decisão de dedicar-se com mais interesse ao futebol havia sido uma decisão sábia: o Náutico, um clube laureado nas regatas desde os primeiros tempos, seria, com o passar dos anos, vitorioso também no futebol – pioneiro em Pernambuco em jogos pelo exterior, primeiro tetra, primeiro penta, primeiro e exclusivo hexacampeão pernambucano entre 1963 e 1968. Foi ainda vice-campeão da Taça Brasil em 1967, conseguindo uma participação na Copa Libertadores da América.

  11. davi lourenço disse:

    Década de 1940: Início de uma Época de Ouro
    Em 1945, o Náutico aplicou a maior goleada de sua história, ao vencer o Flamengo do Recife por 21 a 3, sagrando-se campeão pernambucano esse ano. Na primeira metade da década de 1940 despontou no Náutico, Orlando Pingo de Ouro, ídolo da torcida que depois brilharia no Fluminense, ponta-de-lança hábil, veloz e goleador.

    O último ano da década de 1940 marcaria a chegada do Náutico como grande protagonista do futebol pernambucano, ao se sagrar Tricampeão entre 1950 e 1952 e vencer ainda os campeonatos pernambucanos de 1954 e 1960, conquistando cinco títulos em onze disputados, tendo se sagrado ainda, campeão do Norte e Nordeste em 1952.

    Década de 1960: Reconhecimento nacional

    RESPONDER

  12. davi lourenço disse:

    Campeões ano a ano[editar | editar código-fonte]
    1959 – Bahia
    1960 – Fortaleza
    1961 – Bahia
    1962 – Sport
    1963 – Bahia
    1964 – Ceará
    1965 – Náutico
    1966 – Náutico
    1967 – Náutico
    1968 – Fortaleza

  13. davi lourenço disse:

    REGIONAIS
    Competição Títulos Temporadas
    Mapa das Regiões Norte e Nordeste do Brasil.svg Taça Brasil – Zona Norte-Nordeste 3 1965, 1966, 1967
    Brazil Region Norte.svg Copa dos Campeões do Norte 1 1966
    Mapa das Regiões Norte e Nordeste do Brasil.svg Torneio dos Campeões do Norte-Nordeste 1 1952
    Mapa das Regiões Norte e Nordeste do Brasil.svg Torneio Pentagonal dos Campeões do Norte-Nordeste 1 1966
    ESTADUAIS
    Competição Títulos Temporadas
    Pernambuco Campeonato Pernambucano 21 1934, 1939, 1945, 1950, 1951, 1952, 1954, 1960, 1963, 1964,1965, 1966, 1967, 1968, 1974, 1984, 1985, 1989, 2001, 2002, 2004
    Pernambuco Torneio Início de Pernambuco 14 1933, 1942, 1944, 1949, 1952, 1953, 1962, 1963, 1964, 1965, 1975, 1978, 1979, 1980
    Pernambuco Copa Pernambuco 1 2011
    Outras Conquistas
    Torneio da Paz (1) 1943
    Taça Eraldo Gueiros (1) 1972
    Torneio Reabertura do Arruda (1) 1982
    Torneio Municipal (1) 1952
    Torneio Jaime Cisneiros (1) 1990
    Taça do Centenário do Clássico dos Clássicos (1) 2009
    Torneio do Centenário de Campina Grande (1) 1964
    Copa Finta (1) 1996
    Taça Tabocas e Guararapes (3) 2001,2002,2013
    Taça Confederação do Equador (2) 2001, 2004
    Campanhas de destaque no futebol

    • Luciano França disse:

      O NÁUTICO SEMPRE TEVE ALTA DOSE DE PIONERISMO !

      MAIS DA METADE DAS SUAS CONQUISTAS ESTÃO LIGADAS A DETERMINADAS OCASIÕES, A SABER:

      IMPLANTAÇÃO DO PROFISSIONALISMO NO FUTEBOL BRASILEIRO EM 1934 – CAMPEÃO PERNAMBUCANO NÁUTICO.

      CINQUENTENÁRIO DO CLUBE (50 ANOS DE REMO)EM 1951: FOI CAMPEÃO 4 VEZES EM CINCO ANOS CONSECUTIVOS (1950 – 1954);
      NESSE PERÍODO EXCURSIONOU À EUROPA (PRIMEIRO CLUBE PERNAMBUCANO A EXCURSIONAR PELO EXTERIOR)

      HEXACAMPEONATO (6 TÍTULOS CONSECUTIVOS NOS ANOS 1963 A 1968, BEM COMO AS CONQUISTAS DO NORTE-NORDESTE E VICE-CAMPEONATO DA TAÇA BRASIL.

      CENTENÁRIO DO CLUBE (100 ANOS DE REMO)EM 2001: FOI CAMPEÃO 3 VEZES EM QUATRO ANOS (2001 – 2004)

      OBSERVA-SE ASSIM QUE FORA DESSAS QUATRO OCASIÕES (PROFISSIONALISMO, CINQUENTENÁRIO, HEXA E CENTENÁRIO), O DESEMPENHO DO CLUBE FOI pífio comparado ao do sport e do santa cruz (APENAS SETE TÍTULOS: 1939; 1945; 1960; 1974; 1984; 1985; e 1989.

      Cabe ainda destacar que dos 21 títulos pernambucanos, quatorze foram ganhos quando o SANTA CRUZ ERA AINDA UM CLUBE INDIGENTE (não tinha estádio próprio, o que somente ocorreu a partir do campeonato pernambucano de 1969, sendo que o Arrudão somente foi concluído em 1972).

  14. Bruno Marinho disse:

    Boa sorte Tiago Cardoso.

  15. JOSE FIRMINO disse:

    INDEPENDENTE DO CLUBE DE ONDE VEIO O TIAGO E PARA ONDE FOI O JÚLIO , TENHO MUITO RESPEITO PELOS DOIS . TORÇO PARA QUE AMBOS SEJAM BEM SUCEDIDOS EM SEUS RESPECTIVOS CLUBES .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


7 − 3 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>