VIABILIZANDO O INVIÁVEL – NÁUTICO ACIMA DE TUDO (NAT)
ROBERTO VIEIRA
O Clube Náutico Capibaribe parece ter chegado a um beco sem saída. Treze anos sem títulos. Chacota nas redes sociais e na mídia. Guerra civil entre seus sócios. Desclassificação na Copa Brasil Sub 20 por questões administrativas. Bronca no contrato com a Arena Pernambuco. Estádio dos Aflitos precisando de uma cara e extensa reforma. Campanhas bisonhas no Nordestão e Copa Brasil.
Toda crise implica em dois caminhos na vida. Ou você desaparece ou renasce mais forte e mais moderno. O Náutico já viveu crises semelhantes no passado e reviveu, basta olhar para 1949 e 2000. Portanto, ressurgir não é problema insolúvel. Mas que tal ressurgir de forma a evitar que tais vexames voltem a acontecer?
As condições para um novo começo, uma ressurreição existem. A torcida alvirrubra tem alto poder aquisitivo. O clube tem condições plenas de colocar uma média de vinte mil torcedores por jogo nos estádios – desde que tenha uma equipe competitiva em campo. Existe um Centro de Treinamento em excelentes condições de uso, fruto do trabalho de uma legião de sócios. O clube tem uma área nos Aflitos que pode ser aproveitada para esportes amadores e para uso social dos seus aficcionados e não-aficcionados. O clube tem história e é parte da memória da cidade e do estado de Pernambuco.
Porém… aí vem a parte mais difícil, como modificar o pêndulo da história? Como viabilizar o inviável?
Um bom começo é reconhecer que o futebol é inviável em todo o mundo. Os clubes que se dedicam primordialmente ao futebol não são entidades lucrativas nas suas contas bancárias. O fundamental é o lucro na sua sala de troféus e na sua imagem na mídia. Normalmente se reinveste o que se ganha nas contas bancárias no elenco. Viabilizar um clube de futebol não significa ter uma conta no banco de fazer inveja, mas ter um patrimônio em imagem, atletas e conquistas. A camisa vale quanto ganha e quanto representa no imaginário de seus torcedores e no âmbito esportivo.
Primeiro passo nos Aflitos? Criar uma terceira via de Poder. Uma terceira via que não esteja conectada com a guerra civil de ofensas e despautérios que tomou conta do clube nos últimos anos. Uma terceira via que pacifique a casa sem necessariamente precisar que todo mundo pense igual – fato impossível. Basta apenas colocar o Náutico Acima de Tudo. Poderíamos chamar de governo de coalizão.
Segundo passo? Uma pesquisa do lado financeiro do clube. Quantos funcionários tempos? De quantos funcionários precisamos? Qual a folha de pagamento dos funcionários que podemos pagar em dia? Chega de conviver com atraso de salários como se fosse o décimo primeiro mandamento de Moisés. Se possível, enxugar o quadro, qualifica-lo e pagar até um décimo quarto salário de bônus.
Terceiro passo? Um gabinete das dívidas trabalhistas do clube. Quanto e a quem devemos? Quanto pagaremos de acordo? Proibição formal de contratar e demitir sem análise financeira dos contratos. Qual o passivo do clube? Como vamos quitar este passivo?
E seguirmos o remédio amargo até o fim.
Quarto? Condições plenas para os atletas da base. Conforto, educação e saúde para nossos meninos. Precisamos que eles carreguem pela vida o orgulho de terem sido criados no Clube Náutico Capibaribe. Respeito e dignidade para a Base.
Quinto. Respeito e dignidade com nossos sócios. Promoções, tratamento vip, recepção de primeiro mundo, atenção e antecipação nos desejos dos que amam e consomem o clube. O sócio tem sempre razão. Em vez de pedir para que o sócio se sacrifique pelo clube, o clube deve se tornar um padrão de cuidado com seu torcedor.
Sexto. Todo poder ao Marketing. Recuperar a imagem do clube através da propaganda positiva. O Náutico deve ser o clube que todos gostariam de ser.
Sétimo. Ao se tornar um clube de primeira, o Náutico deve associar sua imagem com produtos e parceiros de primeira. A capacidade financeira da torcida alvirrubra deve ser capitalizada em receitas para o clube. O clube precisa se tornar independente financeiramente com receitas paralelas ao futebol.
Oitavo. Rosa e Silva precisa se tornar um oásis dos esportes amadores e da vida social do clube como foi no passado. Situado num dos locais com maior poder aquisitivo do Recife, o Náutico precisa voltar a ser referência na prática desportiva e social na região.
Nono. Já existe um belo projeto de Arena dos Aflitos nos moldes dos estádios londrinos. Não é uma parte fácil do projeto do Náutico. Existe uma crise no Brasil, mas nunca é demais lembrar que o futebol do Náutico nasceu do crack da Bolsa em 1929.
Décimo? O Clube Náutico Capibaribe deve sempre se lembrar do que o clube é e do que ele representa. O Náutico é um clube que sempre venceu campeonatos baseado na técnica refinada de seus atletas. Um clube que sempre celebrou o talento. Um clube que foi legado de geração em geração através de 116 anos. Um clube de Bitas e Carlos Celsos. Um clube de Lucídios e Ivanildos, Ivans e Salomões. Um clube que sempre prezou pelos triunfos cobertos de glória nos campos, nas piscinas e nas quadras.
Um clube que precisa trafegar na virtualidade do século XXI para voltar a ser uma das mais belas realidades da alma pernambucana.
Mas para isso é necessário grandeza. A grandeza de todos os atores envolvidos na história e no dia a dia do clube. Grandeza e profissionalismo. Porque um clube só é grande quando são grandes e imensos aqueles que escrevem a história de um clube.
Quando aqueles que amam o clube colocam o Náutico Acima de Tudo.
Senão alijar a corja do executivo e conselho deliberativo não tem jeito!!!
O discurso de união é o maior engodo,os caras levaram o clube a quase insolvencia e eu quero me unir com quem faz merda ou roubalheira há decadas?
Juvenal juventino concordo com vc em grau
gênero e numero! corretíssimo meu amigo!
falta uma diretoria,que nos momentos cru
cias,chegue junto,pague rigorosamente em
dia e afaste jogadores tipo Ewerton pas
coa,um dos maiores responsáveis pea des
classificação do clube.
FALTA VERGONHA NA CARA !
Caro Roberto Vieira!
Belo texto. Por que voce nao entrega este para o Executivo e o Conselho Deliberativo?
Assim por que voce nao participa da proxima eleica?
A diversidade de opiniões é imensa. Difícil será chegar a um consenso. Temos uma mina de ouro e não sabemos explorá-la. Prá piorar, tivemos dirigentes desonestos e/ou incompetentes, que acabaram com a credibilidade do clube. Por isso, a imensa dificuldade por doações e patrocínios. Não vejo saída a curto prazo e temo pelo pior. Nosso presidente é um poste, não tem pulso nem sabe administrar.
Em “Sol de Primavera” Beto Guedes canta:
“… a lição sabemos de cor, só nos resta aprender…”
Pois é. Tudo isto que o cronista escreveu a maioria de nós sabe.
E por que não mudamos?
Acho que a falta de humildade é parte de nossa tragédia pessoal. Vemos continuamente pessoas brigando no Clube e na Internet pela prevalência de seus egos.
Uma terceira via que surgiu no clube há alguns anos, o MTA, foi a mais virulenta e danosa facção que dirigiu o clube, quando deveria ter sido aquela que o democratizaria em prol das vontades da torcida. Este foi só um exemplo.
O que precisa ser feito é simples e ao mesmo tempo quase impossível: as pessoas deixarem seus egos imensos longe de Rosa e Silva e trabalharem juntas em um projeto de revitalização.
O dinheiro necessário, pouco ou muito, aparecerá, porque a solução não está nele, mas na vontade dos que amam o Clube.
Vou morrer sem entender como a corrida da fogueira nunca foi transformada em um eventos de ponta e referencia nacional. A corrida da fogueira é a segunda mais antiga em atividade no Brasil e não cresce, não se tem um patrocinador de peso, seria a única corria de rua do Nordeste a nível internacional e para este tipo de eventos não faltam patrocínio, falta capacidade em ir buscar parceiros. Terceiriza o marketing, entrega a uma empresa de grandes eventos, vamos trazer para os aflitos grandes espetáculos musicais, são quase 25 mil lugares fora a pista. A parte da geral dos Aflitos tem tudo para ser transformada em uma galeria de lojas com o maior estacionamento de galeria da região. Como digo o Náutico vai morrendo de fome com 3 potes de ouro na mão, CT nas margens da BR 101 (as pessoas passam e muitas nem conseguem enxergar a minuscula bandeira e sua entrada) A Garagem de Remo na valorosa rua da Aurora e os Aflitos.
Discordo do drama e vou explicar o porquê. A maioria das tragédias do Náutico são dependentes de pequenos detalhes. Senão vejamos:
Na batalha dos aflitos por exemplo se os os penaltis entram a história era outra. Será que dá pra crucificar todo o trabalho por dois penaltis perdidos no último jogo da temporada?
Novamente no último jogo do ano passado contra o Oeste uma simples vitória mudaria todo o ano do clube. Novamente o trabalho não esteve errado por um insucesso no último jogo.
Esse ano a perda da vaga na final para o Sport se dá novamente por um gol e um erro de juiz.
E o que é que falta então (pelo menos pra começar)?
Todo ano tem um ou dois jogadores aqui que surrupiam o êxito do clube, pode ver. O pior é que toda a torcida sabe os nomes dos caras, criticam mas nenhuma providência é tomada.
O que a gente não pode tolerar e clube grande nenhum tolera, só o Náutico, são os João Ananias da vida, os Ewerton Páscoa da Vida, os Willian Alves da vida, os Parreiras da vida, Esse tipo de jogador vem jogando o clube no buraco há decadas.
O que não se deve tolerar é treinador que entra em campo com a bunda na parede o tempo todo. Se faz um gol tira logo um atacante pra segurar resultado. Time grande se sente facilidade parte pra golear e isso aqui nunca foi visto.
No Náutico falta espírito de vitória e sede por ir além da excelência. Estamos sempre satisfeitos com o mediano.
amigos vamos voltar para os aflitos é nossa salvação , garanto não adianta morar numa mansão e não poder paga o condomínio , e tirar esta turma que a mais de 30 anos suga nosso clube, mesmo com toda dificuldade o NÁUTICO tem sim salvação, só depende de nós vamos ajudar nosso timbu, NÁUTICO SEMPRE.
Aflitos já.
Falta credibilidade e honestidade ao sofrido Timba.
Primordial também é ter transparẽncia, pois a falta dela gera desconfiança, que por sua vez agasta aqueles que não concordam com coisas erradas, iguais ás que acontecem no Náutico.
Aflitos jamais ali é o cemitério das decepções
sem mobilidade sem espaço pra nada
GUABIRABA JÁ
A ÚNICA SAÍDA
DISCORDO
OS AFLITOS É A NOSSA CASA
CARAMBA!!!!!
QUE SÁBIAS PALAVRAS DO ROBERTO VIEIRA.
SENHORES PRESIDENTES, DIRETORES OU CANDIDATOS, SE ESPELHEM EM COISAS BOAS. SER PRESIDENTE, DIRETOR OU FAZER PARTE DE CONSELHO, É VIVER PARA O CLUBE E NÃO FAZER MEIO DE VIDA. É LUTAR PELO BEM DO CLUBE EM PRIMEIRO LUGAR. ESTAMOS PRECISANDO DE ALGUÉM QUE SEJA ORGANIZADO E PRIMEIRO CONSIGA EQUILIBRAR AS FINANÇAS; DEPOIS FAZER UMA BOA CAMPANHA PARA AUMENTAR O NÚMERO DE SÓCIOS E FAZER BOAS PARCERIAS EM PROL DE UMA ARENA NOS AFLITOS, QUE DARÁ CONFORTO AOS SEUS SÓCIOS E TORCEDORES. SE TODOS TRABALHAREM COM HONESTIDADE CERTAMENTE LOGO VOLTAREMOS AO SUCESSO DE OUTRORA;
ABRAÇOS
Infelizmente um idealismo. O nosso querido Náutico retrocedeu no tempo. Vi e participei das fases áureas e não acredito que voltem mais. Parabenizo pela explanação acima. Mas não temos administradores, nem empresários e principalmente torcedores engajados na recuperação do clube. (empresa)? A esperança não existe mais. Tenho dito. Edson Mendes.