Os Mutantes incendiavam o Festival da Canção.
Ao som de Caminhante Noturno.
Festival que trazia a antológica ‘Andança’.
Cantada por Beth Carvalho e pelos Golden Boys.
Quatro bombas explodiam no Rio de Janeiro.
Marcelo Caetano assumia o governo em Portugal.
O que não era o mesmo mas era igual.
Enquanto isso, naquela mesma noite.
O Náutico era um caminhante noturno no Maracanã.
Lanterna do Robertão.
Crucificado pelo Botafogo de Gerson.
Botafogo que devolveu o 4 x 2 de 1955.
4 x 2 do Torneio Cidade de Belo Horizonte.
No primeiro jogo oficial entre alvirrubros e alvinegros.
O segundo jogo oficial?
Foi no dia 26 de setembro de 1968.
Como foi o jogo?
O Náutico era um time ferido.
Maltratado pela CBD.
Entrara na marra no torneio.
Aquele era o sétimo jogo do Timbu no campeonato.
Pasmem!
O sexto fora de casa.
O Náutico empatara com Grêmio e Internacional em Porto Alegre.
Porém, perdera para os mineiros no Mineirão.
Agora teria a ingrata missão:
Enfrentar Jairzinho e Roberto na Cidade Maravilhosa.
O Náutico coloca oito jogadores na retranca.
Fraga colou em Jair.
Limeira em Roberto.
Mas aos 8′ Carlos Roberto entrou pela meia.
Botafogo 1 x 0.
Pouco depois, o Papagaio.
Gerson entra tabelando e aumenta o marcador: 2 x 0.
Botafogo cochila?
Zé Carlos diminui aos 19′: Botafogo 2 x 1 Náutico.
Lançamento.
Fraga se desequilibra.
Roberto passa na velocidade e vence Válter: Botafogo 3 x 1.
Faltava o gol do futuro Furacão.
Aos 41′ Jairzinho dribla toda a defensiva alvirrubra.
Dribla Válter.
Entra com bola e tudo: Botafogo 4 x 1.
Mas o jogo não acabara.
Exibindo uma raça incomum.
Ramos diminui aos 2′ do segundo tempo: 4 x 2.
O Náutico avança e obriga o arqueiro Cao.
A se tornar o melhor jogador do segundo tempo.
Mas falta Bita.
Jardel não é Ivan nem Salomão.
Ladeira está bem marcado por Leônidas.
Paulo César Caju dribla Toinho quando quer.
No dia seguinte Saldanha reclama:
A política de vender jogador acabou com o Náutico de 1967.
Esquece Saldanha.
A tabela ingrata.
Esquece Saldanha.
Que o Botafogo é uma máquina.
Dos onze jogadores em campo do lado alvinegro.
Quatro serão tricampeões em 70.
Mas o tempo é ingrato.
Em 1968, o Botafogo seria campeão carioca.
Como o Náutico.
Depois de 1968?
O Botafogo aguentou um tempo.
E depois saiu vendendo seus craques. Virou lugar-comum.
Lição para o jogo de quarta-feira?
OK.
O empate é a véspera da derrota…
Prezado ROBERTO VIEIRA,
TEMOS QUE NOS SUPERAR, MAIS UMA VEZ, E VENCER!!!!!!
EMBORA, CLARO, ACHE QUE GENINHO ESTÁ PECANDO POR ESCALAR VAGNER.
SERIA MELHOR UM "CABO DE VASSOURA FINCADO NO CHÃO COM A CAMISA NA PONTA"… OU UM CONE…
MAS, VAMOS VER SE ELE "QUEIMA MINHA LÍNGUA"…
Saudações Alvirrubras!!!!!!