O Náutico foi campeão estadual pela primeira vez no dia 7 de abril de 1935.
Título referente a 1934.
Festa e folia.
Timbu Coroado.
Duas semanas depois era a abertura do certame de 1935.
E botaram na rodada de abertura Náutico x América.
Jogo duro.
Clássico da Técnica e da Disciplina.
Alguém lembrou de 1918.
Abertura do estadual.
América x Náutico no British Club.
O América sapecando 10×1 no Náutico.
Muita gente se lembrava daquela vergonha pelos lados dos Aflitos.
Foi quando Fernando Carvalheira abriu o marcador com dois minutos de peleja.
O América bate o centro e Casado empata.
Pouco depois, Léo coloca o América em vantagem: 2×1.
Aos vinte e nove minutos, Estácio empata novamente.
João Manuel dribla a defesa centenária e grita:
‘Faz, Fernando!’
3×2.
Intervalo de jogo.
Todo mundo achava que a fatura não estava liquidada.
E não estava mesmo!
Jogo recomeça, Zezé para Arthur: Náutico 4×2.
Fernando aumenta para 5×2.
Fernando marca seu quarto gol: Náutico 6×2.
Os mais antigos nas arquibancadas da Jaqueira gritam: ‘Dezoito! Dezoito!’
Será que dá?
O arqueiro Câmara voa e o pelotaço de Arthur entra no ângulo: 7×2.
E se não fosse Câmara…
Mas Brejo escapa pela direita e centra para o tento de Galvão: 7×3.
O gol americano assanha o instinto assassino do centroavante alvirrubro.
Fernando dribla todo mundo com listras verdes por duas vezes.
Fernando que marca seu quinto e seu sexto gol na pugna: Náutico 9×3.
Faltava mais um.
Faltava a vingança alvirrubra.
E no instante final, Zezé se desmarca e estabelece o placar: 10×3.
O árbitro Constantino Caldas encerra o massacre.
Ninguém mais no América falou em Dezoito…
Por: Roberto Vieira, Colaborador NauticoNET